FOLHA GERAL

Privilégios
Os privilégios no estacionamento da zona azul da cidade continuam e pelo jeito não terão fim. A foto foi tirada em 17 de janeiro e as placas não foram alteradas, tendo sido mostrada nesta coluna para ficar registrada que está havendo dois pesos e duas medidas na área de estacionamento. Enquanto há cobrança e tempo limitado para determinado usuário da Zona Azul, o idoso e deficiente além da isenção da taxa, o seu tempo de estacionamento é ilimitado. Outros deficientes não poderão ocupar as vagas, pois nunca ficam vagas. É uma pena que o assunto é tratado politicamente e não técnico pela Secretaria Municipal de Trânsito e demais órgãos competentes, como deve ser. Vergonhoso.
Contestando
Antes de atualizamos este blog pela manhã desta sexta-feira, 9 de setembro, o secretário municipal de Planejamento, Trânsito e Desenvolvimento Econômico, João Missoni Filho, ligou à redação para contestar a nota acima, alegando que não há privilégios para idosos e deficientes e que simplesmente as placas são de modelo universal constante em resolução do Denatran. Disse ele ainda, que a fiscalização não é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito, mas sim da Casa da Criança que mantém ali "guardinhas" com o objetivo de cobrar a taxa de estacionamento e fiscalizar o tempo que o veículo fica na vaga. É verdade que se ultrapassar o tempo destinado sem que haja um novo pagamento e o dono veículo simplesmente desaparece, deve ser chamada a autoridade de trânsito para a multa, mas fazem isso?. Mesmo alegando o secretário Missoni Filho, que a placa é universal, quem rege a Zona Azul é o município, e existindo possíveis falhas é de sua competência corrigi-las. Como o Município não pode descaracterizar placa universal, colocando tempo em que o idoso ou deficiente pode ficar na vaga a qual lhe destinada, pode muito bem colocar no poste de sustentação da placa o aviso do valor da taxa e do tempo em que pode ficar parado na vaga, mesmo tendo o Cartão de Idoso ou o símbolo de Deficiente no pára-brisa do veículo.
O secretário Missoni disse também que toda semana sai uma notinha espinafrando a pasta a qual é titular. De maneira nenhuma, a coluna ou o jornal apenas atende ao que seus leitores pedem. Por exemplo, até hoje, os postos de gasolina e tantas outras empresas com atividades correlatas constantes de uma Resolução do Denatran que deveriam ter sido enquadrados, há mais de um ano tudo continua na mesma, apesar de a Secretaria Municipal ter notificado os proprietários as devidas mudanças. Como os veículos pararem na calçada parsa asbatecer e outras falhas existentes. O caso virou político e não técnico. E assim, as coisas vão sendo empurradas com a barriga.
Está andando
O ministro Joaquim Barbosa, do STF, relator da Reclamação 12.247 que está mantendo o prefeito Humberto Parini no cargo de prefeito, no dia 2 de setembro em despacho solicitou as devidas informações no prazo legal para em seguida "recebidas ou não as informações, abra-se vista ao procurador-geral da República". Se o parecer da PGR for como os anteriores, adivinhem...
Se demorar
Mas venhamos e convenhamos que se a decisão do ministro à Reclamação demorar tanto quanto ao despacho do AI 692248 que foi considerado prejudicado, a população vai saber do resultado lá pelos idos de 2.015.
Novo prédio
No dia 16 de setembro, às 10 horas, com a presença do delegado seccional de polícia Charles Winston de Oliveira e o prefeito Otávio Cianci, será inaugurado em Mesópolis, o prédio próprio da Delegacia de Polícia do Município.
Sinal dos tempos
Dia destes dirigentes da ACE Jales estiveram em reunião e a maior preocupação na pauta da conversa foi a crise que avizinha e pode atingir de cheio o município de Jales que não tem uma economia forte e sustentável.
No 40
O ex-candidato a deputado federal pelo PSOL, Juliano de Matos, de Jales, filiou-se ao PSB e é o novo secretário da sigla a nível municipal.
O exemplo vem de...
Está todo mundo, isto é , há as exceções, indignado com a absolvição da deputada distrital Jaqueline Roriz (PMN-BR), que foi flagrada embolsando um dinheirinho do delator do mensalão do DEM. Ora, ora, o exemplo deveria vir de cima: Senado e Câmara Federal. Se eles não cumprem com o dever de expurgar os corruptos, porque os outros iriam fazê-lo?. Então a baderna se generaliza.
Passarelas
Os moradores do jardim Oiti e adjacências estão reclamando da necessidade de passarelas na avenida Maria Jalles, não para pedestre mas sim para veículos. É que os moradores também jardim Bela Vista precisam contornar em direção à rua das Palmeiras e retornar para seguirem em direção à rua 01. Eles querem uma passarela para veículos pequenos no término da rua Assunção na Maria Jalles, e o mesmo na rua 15 de novembro. Assim não precisam dar voltas ou andar na contramão sujeitas a uma multa. Vereadores, vamos trabalhar em prol daquela região.
Teste
Segunda-feira, durante a sessão ordinária, os vereadores vão discutir projeto de lei do Poder Executivo que altera o caput do artigo 17 da Lei 2.739 de 24 de abril de 2.003. A nova redação diz que ficará proibida a carga e descarga de caçambas de coletas de entulhos pelos caminhões basculantes no horário das 7 horas às 18 horas de segunda à sexta-feira em determinadas ruas da cidade, principalmente no perímetro central. Bem, se o projeto passar, será preciso saber se a fiscalização vai cumprir o seu papel ou fazer vistas grossas.
Bagunçada
Tanto que pela cidade existe a área de estacionamento para carga e descarga com horário predeterminado mas nada disso é cumprido. Caminhões circulam distribuindo mercadorias a qualquer hora do dia e estacionam onde bem querem. A fiscalização na faz e não fará.
rascunho

Comentários