Exposição emociona com efeitos sonoros e visuais

 O Curso de História da Unijales-Centro Universitário de Jales realizou, de 26 a 30 setembro, a X Semana Acadêmica com o tema Guerra e Terror. Relembrando os 10 de anos dos atentados ao World Trade Center e as suas conseqüências, bem como todo o terror vivido durante todas as grandes guerras do mundo, o evento tem na programação apresentações artísticas, conferências, cineclubes, minicursos e palestras.
Mas o mais surpreendente está sendo a exposição Caminhos da Guerra: dimensões do terror, que também faz parte do cronograma. O saguão da instituição transformou-se num campo de concentração com documentos e imagens organizados como verdadeiras réplicas pelos alunos do Curso e fixados ao longo do espaço. Bonecos lembrando vítimas anônimas da guerra estão espalhados pelo local decorado com arames farpados e canos.
Efeitos sonoros de bombas, tiros, explosões, helicópteros e aviões e efeitos visuais de demonstração Napalm (conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizados como armamento militar) fazem o visitante ter uma sutil noção do terror vivido por milhões de pessoas ao longo da História. Recepcionando os mais de 1000 alunos de escolas públicas e particulares de Jales e região, que foram agendados com antecedência, três alunos do 2º ano de História caracterizados de capital boina verde (exército especial americano na Guerra do Vietnã), de oficial da SS (polícia do Hitler) e prisioneira judia, dão explicações e exibem vídeos sobre genocídio e a Guerra do Vietnã.
"Os alunos aprendem História da maneira mais interessante, real e chocante possíveis porque a amostra tem cores, tem sons e tem até cheiro", explica o coordenador do Curso de História Sílvio Luiz Lofego.

Comentários