Equipes volantes e novas unidades de Assistência Social reforçam busca a famílias em extrema pobreza

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai cofinanciar mil equipes volantes e mais 200 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – responsáveis pela oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) – para reforçar a localização, identificação e acompanhamento de famílias em situação de extrema pobreza no Distrito Federal e municípios.
Para implantar as equipes volantes, serão beneficiados municípios com Cras que atendam famílias em território cuja área seja extensa, isolada, rural ou de difícil acesso. Quanto aos Cras, serão atendidos municípios que apresentem déficit de cobertura desses equipamentos ou que não recebam cofinanciamento federal. Os demais critérios constam da resolução a ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, destacou o trabalho das equipes volantes que farão a busca ativa prevista no Plano Brasil Sem Miséria. "Essas equipes, além de atuar no cadastramento e acesso das famílias em situação de extrema pobreza, vão viabilizar que sejam beneficiadas pelos serviços da política de assistência social e por outras políticas setoriais", disse a secretária.
Os critérios de partilha para a expansão do cofinanciamento federal foram definidos nesta quarta-feira (31), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta pelas três instâncias do Sistema Único de Assistência Social (Suas): a União, representada pelo MDS; os estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, na figura do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Em torno de R$ 22 milhões serão investidos pelo ministério para essa ampliação.
A diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Simone Albuquerque, enfatiza a importância das equipes para fortalecer o trabalho dos que atuam nos Cras e avalia como positiva a reunião da CIT: "O Suas integra, de fato, o objetivo do Governo Federal de erradicar a extrema pobreza no Brasil".

Comentários