Campanha Educativa visa conscientizar motociclista sobre os perigos no trânsito

Até este domingo, 25 de setembro, é comemorada a ‘Semana Nacional de Trânsito 2011’, com o tema ‘Década Mundial de Ações para a Segurança Nacional do Trânsito’. A campanha teve inicio no domingo, dia 18 de setembro, envolvendo Prefeitura Municipal, Polícia Civil e Associação Comercial e Empresarial, e é dirigida especialmente aos motociclistas, com o objetivo de reduzir o número de acidentes.
Segundo o delegado de polícia Altair Ramos Leon, responsável pela campanha educativa do trânsito, em 74% dos acidentes de trânsito com vítima no município de Jales, há pelo menos uma moto envolvida. Conscientizar os motociclistas com o intuito de frear os índices de acidentes de trânsito nas vias urbanas é uma das metas da campanha.
De acordo com sucessivos relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS), as perdas provocadas pela violência do trânsito representam uma das maiores preocupações da entidade, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas.
Na avaliação da OMS, será necessário desenvolver e/ou reforçar as ações de prevenção dessa violência em pelo menos 178 países, onde os índices de morbimortalidade no trânsito estão acima do razoável. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes.
Segundo dados da Polícia Civil jalesense, em dezembro de 2.010, a frota de veículos de Jales havia etingido o número 32.150, e desse total, 11.182 eram motos e motonetas, representando portanto, mais de um terço da frota de veículos no municipio.
O crescimento do número de veiculos em circulação pelo município, segundo o delegado de polícia Altair Ramos Leon, "contribuem para o aumento dos casos de acidente de trânsito com vítima".
Nesta quinta-feira, 22 de setembro. foi celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre "os possíveis prejuízos do uso excessivo de carros e motos em detrimento de meios que possam promover a sustentatibilidade".
Há dez anos o Brasil adere ao Dia Mundial sem Carro, movimento internacional que conclama a população a deixar os veículos em casa e refletir sobre comportamentos no trânsito e mobilidade urbana. Além do apelo para o uso de formas alternativas de transporte, o Ministério da Saúde alerta que apesar da redução de 2% das mortes no trânsito de 2009 em relação ao ano anterior, o número de mortes ainda preocupa.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 37.594 brasileiros foram morreram no trânsito do país em 2009, com 679 mortes a menos que em 2008, quando foram registrados 38.273 óbitos. O levantamento do Ministério da Saúde aponta, ainda, que o número de homens que morrem no trânsito é quatro vezes maior do que o de mulheres. Em 2009, 30.631 homens (81,4%) e 6.496 mulheres (18,4%) perderam a vida no trânsito.
As principais vítimas são jovens de 20 a 39 anos, faixa etária de 45,5% (17.128) do total de óbitos em 2009. Desses, 86% (14.776) eram homens. "O homem é mais vulnerável porque está mais exposto, tanto pelo comportamento, em muitas situações, mais agressivo ao dirigir, quanto pela associação com fatores de risco, como o excesso de velocidade e associação entre álcool e direção", analisa Marta Silva, coordenadora de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde. Dados da pesquisa Vigitel 2010, sobre indicadores de saúde do brasileiro, mostram que 3,0% dos homens entrevistados afirmaram ter dirigido após o consumo abusivo de bebida alcoólica, enquanto entre as mulheres esse percentual foi de 0,2%.

Comentários