Tempo seco é favorável à Varicela conhecida como catapora

A varicela que também é conhecida como catapora é uma doença que não é considerada grave, mas é preciso seguir à risca as orientações médicas: descanso, isolamento e cuidado para que as feridas não infeccionem.
A principal causa para o reaparecimento da doença é o tempo seco. O vírus da varicela é transmitido pela respiração. Com a baixa umidade, ele fica mais tempo suspenso no ar e a transmissão é mais rápida.
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica alerta a população quanto ao aumento no número de casos no estado de São Paulo, lembrando que é uma doença infantil benigna e com isso, caso ocorra a suspeita com alguma criança os pais devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e afastá-la da escola, pois a transmissão é muito rápida e começa dois dias antes de surgirem os sinais e sintomas, caso não ocorra este afastamento a criança poderá transmitir a doença a outras crianças.
A equipe da Vigilância Epidemiológica já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação solicitando total cuidado quanto ao surgimento de novos casos, devendo imediatamente comunicar a ocorrência à Secretaria Municipal de Saúde, que tomará todas as providências em relação a esta doença, desde sua notificação e cuidados a serem tomados pelas escolas, pais e profissionais das Unidades de Saúde.

Comentários