PROPOSTA LEI QUE PODE REVOLUCIONAR A QUESTÃO DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS NO ESTADO

O deputado Campos Machado, líder do PTB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, apresentou, na semana passada, projeto de lei que impede a exposição, a venda, consumo e, até mesmo, o transporte ostensivo de bebidas alcoólicas em todos os locais públicos, quer estaduais, quer municipais.
Estão incluídos na proibição eventos abertos, de qualquer natureza, ruas, avenidas, calçadas, vias, rodovias, parques, exposições, enfim, todos os locais onde Estado e municípios sejam responsáveis pela sua administração.
Para o autor da proposta, o consumo de álcool é uma questão de saúde e hoje, infelizmente, também de segurança pública.
O consumo de bebida alcoólica, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) é responsável por 80% das mortes no trânsito brasileiro.
Campos ressalva ainda que, na questão do fumante, o prejudicado em última análise, é o próprio fumante. No tocante às bebidas alcoólicas, os prejudicados serão outras pessoas que nada têm a ver com o seu consumo.
Acidentes, agressões, brigas e mortes são causadas, na grande maioria das vezes, pelo consumo de bebidas alcoólicas. "Negar tal fato é fugir de nossa realidade", afirma o líder petebista. Para ele, "este projeto, longe de ter um caráter pessoal, passa a ser uma questão de responsabilidade e do próprio Estado".
Esta vai ser uma luta desigual, principalmente pela magnitude econômica das empresas que lideram o mercado. Mas, "silenciar, quando se deveria protestar, transforma os homens em covardes, e vai ser preciso conscientizar a população, com o forte apoio das entidades que tratam do assunto e também com a mídia", afirma o parlamentar.
Campos Machado vai oficiar todos os presidentes das Assembleias Legislativas do país, os Líderes do Congresso Nacional, e as autoridades representativas da Nação, para que se possa fazer no Brasil o que é praticado em países como o Canadá, Estados Unidos e muitos outros.
O líder político partidário finaliza defendendo que esta não deve ser a luta apenas de um único deputado. "Esta deve ser a luta de um país para proteger a sua juventude e as novas gerações de brasileiros", completa o deputado Campos Machado.

Comentários