Neste domingo, 21 de agosto, acontece a Romaria Diocesana

Neste domingo dia 21 de agosto, a Diocese de Jales realiza sua 27ª. Romaria Diocesana. O evento confirma uma tradição, nascida na celebração do jubileu de prata da diocese, e que prontamente mostrou sua validade pastoral. Tanto que passou a fazer parte central da programação pastoral de cada ano.
Realizando sua romaria, a Diocese acaba produzindo um evento muito significativo para toda a região compreendida pela Diocese, abrangendo 46 municípios. Ela se constitui no elo mais consistente de expressão regional, sinalizando a integração que a região precisa buscar, para tornar viável um processo de desenvolvimento regional adequado e sustentável.
Cumprindo seu objetivo de resgatar a história da diocese, neste ano a Romaria recorda o Concílio Vaticano II, cuja época coincidiu com a criação da Diocese em 1959.
Desta vez a celebração final da caminhada, na Praça da Catedral, destacará três personagens muito ligados ao Concílio. O primeiro deles será o Papa João 23, o segundo será o Papa João Paulo II, e ainda haverá uma homenagem especial para a Irmã Dulce, beatificada recentemente neste ano.
No final da celebração, haverá como de costume diversas bênçãos, desta vez destacando a bênção para os motoristas, com o necessário alerta para os perigos inerentes à duplicação da rodovia, que está em curso.
Todo o evento terá transmissão direta das emissoras da diocese, desde o início da manhã, em programação especial dedicada à veiculação das motivações da romaria.
Romaria 2011 focaliza o Concílio Vaticano II

Neste ano a romaria, que se realiza neste domingo, lembra o Concílio Vaticano II, cuja época coincidiu com a criação da Diocese de Jales.
Em 2012 se completam 50 anos da primeira sessão conciliar. A CNBB propôs uma celebração de quatro anos, correspondendo às quatro sessões conciliares, de 1962 a 1965.
De certa maneira a Diocese de Jales se antecipa à sugestão da CNBB, e já inicia neste ano a recordação do Concílio Vaticano II, com a intenção de recuperar sua memória, e mostrar a validade de sua proposta de renovação da Igreja.
O tema da romaria tem evidente conotação com a proposta conciliar: Igreja em renovação a serviço da vida.
Por sua vinculação especial com o Concílio, dadas as circunstâncias históricas de sua criação, a Diocese de Jales sente um compromisso especial de valorizar o Concílio, explicitando o acerto de suas propostas, que ainda permanecem válidas.
Foi com a intenção de recuperar a memória deste evento, que Dom Demétrio acaba de escrever um livro, cujo título – Revisitar o Concílio – demonstra bem seu objetivo, que é assumido de modo especial pela romaria deste ano. (fonte:Diocese de Jales).

Comentários