FOLHAGERAL

Perguntar não ofende:
Será que o julgamento do mérito da liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski para o retorno de Parini ao cargo vai demorar uma semana, um mês, um ano ou quatro anos? Nota publicada na edição passada que saiu truncada.
É demais
Para tirar um sarrinho diante a situação que a cidade vem atravessando, um amigo disse que até o ano de 2000 no noroeste paulista, Jales competia com cidades até 100 mil habitantes; de 2001 a 2004 com a troca de prefeito a cada 90 dias, Jales passou a competir com cidades até 50 mil habitantes; depois com as de até 30 mil "e agora, bicho, trocando de prefeito toda sexta-feira, vocês estão tentando competir com cidades até 15 mil habitantes". É para derrubar.
Superficial
O secretário municipal de Planejamento e Trânsito, João Missoni Filho, enfatizou dias destes que uma empresa especializada detalhou as mudanças necessárias a serem feitas no trânsito da cidade. Que as mudanças serão só tecnicamente. Pois bem, que nesse estudo técnico exista a diminuição dos estacionamentos sem necessidade na área central, e acabem com guias rebaixadas em frente a estabelecimentos comerciais que inibem o visitante.
Está fora
Depois que exonerou o secretário municipal de Administração, José Shimomura, braço direito do está prefeito Humberto Parini, durante a sua breve passagem pelo Paço Municipal, o presidente do Comitê da Dengue, vice-prefeito Clóvis Viola, comentaram no botequim que pode ter sido destronado do comitê, não falando das últimas notícias sobre o mosquito no município.
Sem ou com?
Ontem sexta-feira, a expectativa na cidade era muito grande,. Parecia até clássico Palmeiras e Corinthians. A turma queria saber se haveria ou não troca de prefeito. A população está tão acostumada com as notícias na caída da noite de sexta-feira, que ficam nessa ansiedade.
Não havia
Até o momento em que fechávamos esta coluna, a Ação Cautelar proposta pelo prefeito Humberto Parini que se encontra no gabinete do ministro Celso de Mello não havia uma decisão publicada.
Também não
Aquela liminar em Reclamação concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski ao prefeito Parini também não havia decisão
Em Brasília
E dizem que apesar da presidenta petista Dilma Rousseff estar em São José do Rio Preto, para inauguração de um parque residencial financiado pelo PAC, o petista Parini teria ido para a capital federal, para não ser pego de surpresa.
Perdeu prazo
A procuradora eleitoral Verônica Cureau, da PGE, já enviou seu parecer ao ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, relator do processo em que o PMDB pede a vaga do vereador Luiz Henrique Viotto, por ter se desfiliado "sem justa causa", do partido. Em seu parecer, Verônia Cureau citou que "trata-se de agravo de instrumento, interposto pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, em face da decisão proferida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que negou seguimento ao recurso, nos seguintes termos: Nego provimento ao recurso, em razão de sua apresentação intempestiva".
Adivinhem
Nesse caso, como o recurso foi apresentado fora do prazo, quem vai levar.
O povo também
Indignado com as denúncias de corrupção no governo federal, o deputado federal Dimas Ramalho (PPS-SP) participou, nesta quarta-feira, do lançamento da campanha de mobilização promovida, na Câmara dos Deputados, por partidos de oposição que cobraram a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os desmandos no Poder Executivo. "As denúncias são graves e se sucedem numa velocidade impressionante, atingindo ministérios que foram transformados em máquinas de fisiologismo e de corrupção", assinalou o deputado, ao manifestar apoio à campanha CPI da Corrupção, eu apoio", afirmou o parlamentar, que é vice-líder da minoria no Congresso Nacional.
Empregadores
A Câmara de Vereadores de Votuporanga prestou uma homenagem a comerciante Uaide Peres Ribeiro Gostaldon e seu esposo Leomar Gostaldon, proprietários da Uaide Presentes, pela importante contribuição para o impulso do desenvolvimento econômico e social de Votuporanga. A comerciante possui três lojas de presentes na cidade e gera mais de 20 empregos diretos e existe projeto de expansão no município.
Por aqui
Enquanto que aqui na terrinha de "Euplhy Jalles" as homenagens são sempre voltadas para políticos ou pessoas ligadas aos políticos. Está na hora de homenagear quem produz para o município ou colabora com ele como aquele casal de Santa Albertina que doou seus bens imóveis à Santa Casa.
Ainda existe?
Não se sabe se os departamentos responsáveis pelas Licitações e Compras vão fiscalizar se as publicações dos atos oficiais pela Prefeitura de Jales vão cumprir religiosamente as especificações inseridas no edital. Salvo qualquer engano, alguns anos atrás havia uma comissão que se encarregava também de fiscalizar esse tipo de procedimento. Será que foi extinta?
No programa
Pontalinda, Mesópolis, Dirce Reis, Aspásia, Marinópolis e Vitória Brasil, estão entre os cem primeiros municípios do estado de São Paulo que serão atendidos no programa "Brasil sem Miséria.
Municípios
Cerca de 300 mil famílias serão contempladas até 2014. Em 2012, serão incluídos os cem municípios paulistas com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do estado, beneficiando aproximadamente 21 mil famílias. Em 2013, serão beneficiadas 458 cidades, representando aproximadamente 72 mil famílias. E em 2014 será a vez dos 87 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista, contemplando cerca de 200 mil núcleos familiares.
Depois de 32 anos
A presidenta Dilma Rousseff esteve em ontem, em São José do Rio Preto 32 anos depois de um presidente ter visitado aquela cidade, para a cerimônia de entrega de 2.491 chaves de casas no Parque Nova Esperança, do programa Minha Casa Minha Vida. Este é o maior programa habitacional do Estado de São Paulo e o segundo maior do país. O governador Geraldo Alckmin também participou.
Em Jales, será?
Em breve será inaugura em Jales o residencial "Nova Jales" cujas casas estão sendo construídas através do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos da Caixa Econômica Federal. Bem que a presidenta Dilma Rousseff que esteve em Jales durante a campanha eleitoral, voltasse para entregar as chaves das casas aos mutuários.

Comentários