Especial Dia dos Pais

Quase 30 anos de escola e milhares de "filhos": o lendário seo Zezinho


Ana Lucia Caparroz

Seo José e a família: a caçula Márcia, a neta Lívia,
esposa Mercedes, a filha Marta e neta Lara

O amor dos alunos continua o mesmo de sempre e as
demonstrações de carinho ao seo Zezinho também.
Ele aparece (sentado) com alunos do 2º ao 5º ano do
Ensino Fundamental e suas professoras

Paizão de todos: o abraço coletivo é
dado diariamente ao inspetor de alunos
Figura carismática, pessoa amorosa e profissional exemplar. José Borges de Carvalho, o seo José ou seo Zezinho, é inspetor de alunos do Colégio XV de Abril- Anglo de Jales e da Unijales-Centro Universitário de Jales há 26 anos. Por tudo isso e por tanto tempo, é digno do amor e da amizade de milhares de crianças, adolescentes e adultos.
Antes de chegar a Jales, seo José, que nasceu em Américo de Campos, trabalhou como encarregado de metalúrgica nos metrôs de São Paulo e no início da década de 80, veio para o interior e foi maquinista de usina de algodão e vendedor. Acostumado a "pegar no pesado", ao chegar ao Colégio o inspetor pôde aflorar seu lado afetivo ao zelar pelas crianças. O bem querer é tanto que várias foram e são as demonstrações de amor a seo José. Em 1991, ele ganhou uma bicicleta dos alunos da escola para poder se locomover com maior facilidade. A emoção foi tão grande, que ele conta esse episódio com lágrimas nos olhos mesmo depois de 20 anos. Também recebeu festas surpresas com quilos de bolo, muitas vezes confeccionados pelas mães dos alunos; o aniversário de 50 anos foi bem marcante e ele conta, às gargalhadas, que nesta festa ganhou de presente 42 camisas sociais, sendo que algumas não utilizou até hoje. "Lembro tudo com muita saudade e me sinto realizado", fala Zezinho.
Sem nunca ter faltado um dia sequer do trabalho, nem antes de ser inspetor, seo José trabalha das 9 às 13 horas no Anglo, cuidando das centenas de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental; e das 19 às 23 horas, na Unijales. Dedicado, sempre chega antes do horário e é cumprimentado por todos: alunos, pais de alunos e colegas de trabalho. Ninguém economiza alegria ao vê-lo.
Prestes a completar 69 anos, o palmeirense convicto é requisitado em festas de formaturas de graduação dos alunos da Unijales e sempre recebe homenagens nas colações de grau. Por conta disso, tem 18 placas de honra ao mérito guardadas em casa. Muitos alunos que terminaram o Ensino Médio no Anglo e que vão para a universidade, também convidam seu Zezinho, anos depois, para as formaturas. "Já fui chamado para festas de Medicina, Direito e Engenharia até mesmo em outros estados", comenta.
Casado com Mercedes Flores, pai de Marta e Márcia e avó de Lívia e Lara, seo José é melhor ainda dentro de casa. "Meu pai é fantástico, soube nos educar com muito amor e nos ensinou a dar valor até mesmo nas coisas mais simples", emociona-se Marta, colega de trabalho do pai na Unijales, que completa "ele é um super avô para as minhas meninas".
E seo José não pensa em parar tão cedo. Com a alegria costumeira, ele segue com a consciência da sua importância na educação de crianças e jovens. E além da amizade e da admiração de quem o conhece, ele faz questão de ir adiante acompanhado da mesma bicicleta de 20 anos atrás.

Comentários