Comitê de Combate divulga casos de dengue registrados em julho

*Vanessa Luzia da Silva
Atualmente o município de Jales registra 430 notificações de dengue, dessas 146 foram confirmados positivos autóctones (contraídos no município) e 30 importados (contraído em outros municípios). Dentre os casos confirmados 07 foram registrados no mês de julho.
Há alguns anos atrás não eram registrados casos de dengue no período de inverno, devido à temperatura baixa e a falta de chuvas, portanto com as mudanças climáticas e invernos menos intensos, essa realidade foi alterada.
Os casos registrados em Julho preocupam as autoridades da saúde, pois o ideal é que não ocorressem casos de dengue nesse período, pois se mesmo em meses secos não parou a transmissão, quando iniciar as chuvas, onde há um aumento de criadouros e consequentemente no índice larvário, poderemos atingir índice epidêmico da doença.
Portanto, buscamos a conscientização da população para não deixar de adotar as medidas preventivas, lembramos que há criadouros que não dependem da chuva para existir, são eles: pratos para plantas, caixa de água, bebedouros de animais, ralos e vasos sanitários de banheiros sem uso diário, entre outros.
É muito importante que todos moradores aproveitem os meses que antecedem as chuvas para eliminar de seu quintal, recipientes que possam acumular água como materiais recicláveis e pneus, dessa maneira, estaremos preparados para enfrentar o verão sem epidemia de dengue em nosso município.
O combate a dengue depende da colaboração de todos.*Vanessa Luzia da Silva, profissional de I.E.C, equipe Municipal de Combate a Dengue/Secretaria Municipal de Saúde de Jales/Aderj.

Comentários