Barretos 2011: mais de 980 mil pessoas na 56ª edição do maior evento do gênero na América Latina

Terminou no último domingo, dia 28 de agosto, a 56ª edição da Festa do Peão de Barretos. Um dos principais eventos do país e o maior do gênero na América Latina reuniu mais de 980 mil pessoas no Parque do Peão – complexo turístico que recebe a Festa. Entre as atrações estavam mais de 100 shows musicais, competições de rodeio, apresentações culturais, concurso culinário, feira comercial, espaço infantil e baladas. O público superou o número do ano passado.
Foram 11 dias de Festa que culminaram com a grande final do 19º Barretos International Rodeo – a mais aguardada das competições no Estádio de Rodeios. Abaixo os resultados das competições.
Matogrossense é campeão de montaria em touro em Barretos
Com 345,25 pontos, o matogrossense Juberto Morales, 24 anos, venceu a prova mais disputada da Festa do Peão de Boiadeiro Barretos. Montando no touro Mistério, da companhia Junior Zamperlini, Juberto comprovou seu preparo para peões do Brasil e do exterior, que participaram da competição. Em segundo lugar ficou Rodrigo Guedes Silva, com 344,75 pontos, e em terceiro lugar ficou peão Silvano Alves, com 344,25 pontos. O campeão faturou 100 mil dólares e uma fivela oferecida pelo North Shopping, o troféu Sustentável do Grupo JBS, além de outros presentes de patrocinadores.
Ao receber os prêmios das mãos do presidente de Os Independentes – Marcos Murta, Juberto dedicou a vitória para o público presente e para seus amigos que o incentivaram no fundo do brete, e declarou que o que mais buscava era a conquista do título. "Ainda não decidi o que vou fazer com o dinheiro, queria mesmo é ser campeão de Barretos", afirmou. Com 8 anos de experiência na modalidade, o campeão revelou também que buscava há quatro pelo título.
Já a melhor boiada ficou com a Cia. Livramento enquanto o melhor touro foi o Insano, da Cia. Paulo Emílio.
Keyla Polizello coleciona títulos na modalidade Três Tambores
A prova mais feminina do rodeio, Três Tambores, teve como vencedora a rio-pretense – Keyla Polizello, que inclusive coleciona títulos de campeã no rodeio de Barretos.
A vencedora ganhou uma fivela avaliada em 4 mil dólares, uma moto Honda Bros, um cheque no valor de R$ 7 mil e outros presentes de patrocinadores. Com nove títulos na modalidade, Keyla revela que ficou 10 meses longe das arenas e que por isso a vitória em Barretos é especial.
Antônio Jucelino Costa é tricampeão no Cutiano
Antônio Jucelino Costa da cidade de Tietê-SP, venceu pela terceira vez a modalidade Cutiano na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Com 261,75 pontos, Antônio Jucelino garantiu a emoção do público presente. Sidney Pereira Brito de Santópolis do Aguapei – SP conquistou a segunda colocação com 249,50 pontos e Rinaldo de Lima de Mirassol – SP ficou em terceiro lugar com 249 pontos. O campeão ganhou uma fivela no valor de 4 mil dólares e R$30 mil e dedicou a vitória para a família.
Já a melhor tropa foi a Cia. WR, enquanto o prêmio de melhor cavalo da competição ficou para o animal Porto Príncipe da Cia. Vale da Piedade.
Campeão do Bulldog é americano
Com o tempo de 14,57s, o americano Luke Branquinho é o campeão da modalidade Bulldog da 56ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A prova que pede muita agilidade do competidor classificou Níveo Alves Daldegan, de Divinópolis-MG, em segundo lugar, com o tempo de 16,47 segundos e o barretense Renato Finazzi Junior em terceiro lugar com o tempo de 16,50s. Luke Branquinho que compete há 20 anos e treina buldogueiros ficou impressionado com o público e organização do rodeio realizado em Barretos. "Além de profissional, o rodeio daqui é muito grande e conquistar o título numa competição deste porte é incrível", destacou Branquinho.
Americano vence prova pela primeira em Barretos
Com 145,50 pontos o americano Curtis Garton foi o grande campeão da modalidade Sela Americana. Com 31 anos de idade, morando atualmente Nova Zelândia, o atleta competiu pela primeira vez que compete em Barretos experiência essa que o deixou maravilhado e dedicou sua vitória aos seus pais. "Para mim é uma grande oportunidade ter sido campeão de rodeio, esse é um sentimento inesquecível", diz Curtis. O primeiro lugar de Sela americana levou para casa cinco mil dólares, mais uma fivela avaliada em quatro mil dólares.
Os outros destaques da competição ficaram por conta de Leandro Bildissera, de Capão Bonito/SP que conquistou o segundo lugar com 143 pontos e do terceiro colocado José Antônio Fazion, de Piriguí/SP, que fez 139 pontos.
Sobre a Sela Americana
É o estilo de montaria em cavalos mais tradicional do rodeio mundial. Foi aí q tudo começou em meados da segunda metade do século XIX nos Estados Unidos. O competidor segura um "cabo de cabresto" com cêrca de 1,20m com apenas uma das mãos e obrigatoriamente tem que realizar o "mark-out", ou seja, ao abrir a porteira do brete quando o animal tocar com as duas patas dianteiras na arena as esporas tem que estar posicionadas na altura do pescoço do animal e em contato. Caso isso não ocorra será desclassificado. As esporas "são puxadas" para trás, obrigando o competidor a flexionar o joelho, na frequência do pulo do animal. O tempo regulamentar é de oitos segundos. Usa-se uma sela diferente da de trabalho - não tem pito, ponto de apoio do laço. Como em todas as modalidades de montaria a avaliação varia de 0 a 100 pontos.
Trio de Passos vence Team Penning
Com 62,561 pontos o trio formado por Leandro Alves, Luciano Alves e Leonardo Gonçalves, de Passos/MG, venceu a competição conhecida como prova da Família, Team Penning. Em segundo lugar, com 63,523 pontos, ficou o trio de Mococa-SP e, na terceira colocação, o trio com competidores de Barretos/SP e Uberaba/MG com 65,705 pontos. A equipe ganhou três motos zero quilômetro – Honda Bros – NXR – 150 e três fivelas avaliadas em 4 mil dólares cada uma.
Emocionado, Leandro Alves destacou a importância da dedicação para a conquista, "me preparei o ano todo para ganhar o maior título do país na modalidade, estou muito feliz", declara.
Saiba mais da prova Team Penning
É uma modalidade de apartação, muito comum na lida, no dia a dia das fazendas. Os animais são numerados três a três (três com o número 01, três com o número 02, etc) - normalmente usam-se 30 animais que são colocados do lado oposto a um curral que é montado na arena. É disputada por um trio (normalmente formado por familiares/amigos) daí a denominação Prova da Família, que tem a função de "tirar" do lote os 3 animais cujo número foi sorteado "na hora". Entre o curral, bem próximo a ele, no sentido dos animais, há uma linha imaginária (linha de arbitragem). Caso ultrapasse mais de 4 animais após essa linha, será considerado "estouro" de boiada e por consequência sem aproveitamento técnico (SAT). É uma prova de fácil entendimento e dura no máximo 60 segundos.

Comentários