FUGA COUROS RECEBE CERTIFICADO OURO

Em auditoria ambiental com nível mundial, a empresa cumpriu todos os
requisitos e é a única no Brasil nesta categoria




O mês de junho foi muito comemorado na Fuga Couros Jales. O curtume recebeu o auditor Stuart Booth, da empresa BLC (Leather Technology Center) da Inglaterra, que certificou a Fuga Couros na Categoria Ouro do LWG (Leather Working Group) no último dia 21 de junho, comprovando sua preocupação com a preservação do meio ambiente e tornado-a apta a continuar operando em todos os seus processos com a maior garantia de padrão de qualidade e preservação do meio ambiente.
De acordo com o diretor Fabricio Fuga, o Certificado Ouro representa a abertura de grandes portas para novos negócios, inclusive atendendo agora exigências de clientes como Nike, Adidas, Rebook, Timberland, dentre outros, pois coloca a Fuga Couros como o primeiro e atualmente único curtume que é classificado nesta categoria no Brasil.
Dentre as principais exigências para receber esse Certificado, estão:
Operar dentro das condições impostas pelos órgãos ambientais e requisitos listados em sua licença de operação.
** Manter em perfeitas condições a qualidade da água que está sendo tratada e devolvida ao rio.
** Manter uma política e um controle rigoroso de substâncias restritas que não podem ser encontradas no couro.
** Comprovar, através de um sistema de rastreabilidade, que o couro processado na empresa não é proveniente de áreas desmatadas do bioma amazônico, nem de fazendas incluídas na lista de embargo do IBAMA e que estejam envolvidas em invasão de terras indígenas e trabalho escravo.
** Manter implantado um plano de atendimento a emergências como incêndio, derramamento de produtos químicos, entre outros que envolvam todos os funcionários.
** Elaboração de um sistema de gestão de resíduos, coleta seletiva, entre outros.
** Comprovar que durante o ano a empresa obteve redução no consumo de água e energia utilizado na fabricação de seus produtos.
Todos os pontos foram avaliados durante a visita do auditor britânico, o qual permaneceu na empresa por dois dias.
O Certificado Ouro possui validade de 18 meses e, após esse período, a Fuga Couros Jales receberá novamente a visita de auditores para consolidar mais uma etapa.



O objetivo deste grupo multissectorial é desenvolver e manter um protocolo que avalie o cumprimento e o desenvolvimento ambiental dos curtumes e promova práticas de negócios ambientais apropriadas e sustentáveis dentro da indústria do couro.
O grupo busca melhorar a indústria do curtimento através da criação de um alinhamento das prioridades ambientais, trazendo visibilidade às melhores práticas e fornecendo diretrizes para sua melhoria contínua.
O grupo tem como objetivo trabalhar de forma transparente envolvendo fornecedores, marcas, varejistas, especialistas da indústria coureira, ONGs, instituições acadêmicas e outras organizações multissectoriais.
Benefícios do Grupo
- Oferece o uso de diretrizes, consistentes através da indústria do curtimento.
- Fornece diálogo regular e atualizações com colegas da indústria e com especialistas em couro.
- Demonstra comprometimento público em direção a proteção ambiental
- Dá acesso a uma lista de curtumes auditados (lista voluntária)
Protocolo da Indústria Coureira
- O protocolo tem como objetivo prover diretrizes para o desempenho ambiental de curtumes.
- O protocolo foi desenvolvido e revisado por curtidores, marcas e especialistas da indústria para garantir sua adequação e viabilidade técnica.
Escopo
O objetivo deste protocolo de auditoria de curtumes é avaliar o desempenho ambiental das operações. O curtume que estiver sendo auditado deverá fornecer ao auditor dados completos e precisos durante a auditoria para suportar as conclusões da mesma. O curtume não deverá reter informações nem enganar ou tentar confundir o auditor. O curtume deverá apresentar todas as licenças de operação, além de todos os demais dados ou documentos que possam ser solicitados para confirmar que o curtume esteja operando de acordo com todas as licenças de operação. O auditor deverá avaliar se o curtume está atuando de acordo com as licenças. Entretanto, o processo de auditoria não é um cumprimento de uma investigação legal total e não objetiva provar que o curtume seja completamente complacente. Esta responsabilidade é do curtume. Pode haver tópicos neste protocolo que possam ser considerados da competência de uma auditoria de Saúde e Segurança e outros que possam ser considerados da competência de uma auditoria de Qualidade. Este protocolo não tem como objetivo avaliar questões de saúde, segurança ou qualidade além da extensão do seu impacto nas questões ambientais. Espera-se que os auditores sejam conhecedores do que diz respeito à saúde, segurança e qualidade dentro dos curtumes e que atentem para qualquer assunto que demande atenção urgente. No evento de algum dado ou informação encontrada ter sido retida ou apresentada de forma a confundir o auditor, a auditoria completa será classificada como "Falhas Grosseiras".
Leather Working Group
Declaração da Missão

Comentários