FOLHAGERAL

Cada cabeça...
Lá no botequim da vila, durante uma conversa – que foi o assunto da semana – sobre esse sai e volta, julgado e desjulgado, tô dentro e tô fora, um gaiato comentou: "não entendo mais nada, se o homem recebeu cartão vermelho duma juiza, por que o outro dá cartão amarelo?".
Sérios
A seriedade do jalesense esteve em alta esta semana. Deste a decisão sábado passado que manteve o prefeito Parini no cargo, as conversas de rodinhas, bares, feiras e por ai afora, dizem que a cidade fundada por Euplhy Jalles é a única no Brasil que está sendo administrada temporariamente, fato este inusitado e deixando o povo com um sentimento de impotentes. Parini está prefeito... a não ser que uma nova decisão lhe seja favorável.
Estão com tudo
Ao que tudo indica o espaço político na região vai ser ocupado pelos deputados estaduais Carlão Pignatari (PSDB) e Itamar Borges (PMDB). Os dois estão participando de todos os eventos que por aqui acontecem e também estão atendendo os pedidos das lideranças políticas e comunitárias. Que o fôlego dos dois parlamentares permaneça.
Vendo pra crer
Alguns amigos não tão íntimos de Parini mas que costumam frequentar rodas de conversas petistas disseram não ficar surpresos com a decisão da juiza de direito da Comarca no Caso "Facip 97", mas se mostraram preocupados com a liminar temporária, já que o processo havia transitado em julgado naquela corte há dois anos.
Ainda acreditam
Os adversários de Parini que se encolheram depois da decisão do TJ-SP que o mantém temporariamente no cargo de prefeito, acreditam que prevalecerá o trânsito em julgado já decidido pela Corte paulista.
Estão acertando
Quando os advogados de Antonio Sanches Cardoso e outros réus, recorreram da decisão do TJ ao STJ já alguns anos, em entrevista a imprensa jalesense, eles disseram que a decisão poderia sair em 10 ou 15 anos, e Parini terminaria seu mandato como prefeito. Pois é, Parini foi reeleito, continua no cargo usando os recursos legais na Justiça que lhe é um direito. E o gaiato lá do botequim diz na sua simplicidade: "tô vendo que o homem vai terminar o segundo mandato".
Perdendo espaço
Quem está perdendo espaço político é a deputada estadual Analice Fernandes que por bom tempo reinou absoluta na região. Com são ex-prefeitos, Itamar Borges (PMDB) e Carlão Pignatari (PSDB), eleitos deputados estaduais para representar este rincão do noroeste paulista, estão mais em evidência e são mais procurados pelas lideranças políticas para as reivindicações.
Sobre o crack
A Assembleia Legislativa quer obter um retrato da situação do crack e outras drogas nos municípios paulistas. Para tanto, as 645 prefeituras receberam e já estão respondendo um questionário com dez perguntas sobre o tema. A iniciativa de realizar este Diagnóstico partiu dos deputados da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, coordenada pelo deputado Donisete Braga (PT). Diz o deputado, uma pesquisa feita por telefone pela da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que o crack já atinge 83 % dos municípios paulistas. "A situação se agrava a cada dia, as drogas já estão até na zona rural. Nosso objetivo é mostrar que os municípios precisam de ajuda financeira dos governos federal e estadual para este enfrentamento. Vamos levar esse diagnóstico para a Comissão de Finanças e Orçamento, que decidirá sobre os investimentos em 2012", explicou.
TCE questiona
O TCE–SP, por meio da Unidade 11, com sede em Fernandópolis, está questionando o repasse de R$ 28.310,49, feito pela Prefeitura de Jales para a Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional José Antonio Caparroz Bogaz – Jacb 1. A fiscalização do TCE apontou o descumprimento ao artigo 16 de Lei Federal 4.320/64, que questionou a falta de plano de trabalho, elaborado pela entidade de bairro. Além da Prefeitura, o responsável Jesus José de Sá, terão 30 dias para apresentar alegações sobre os gastos. fonte: ethos redação.
No TSE
No dia 5 de julho, o processo movido pelo PMDB de Jales que pede a vaga do vereador Luiz Henrique Viotto por ter desfiliado do partido sem uma justa causa, segundo alegação peemedebista, foi distribuído automaticamente ao ministro Marcelo Ribeiro, do TSE. No dia 7, o processo foi encaminhado para a Procuradoria Geral Eleitoral para parecer. Breve, muito breve a novela chegará ao fim.
Notícia
Até o momento em que fechávamos esta edição, a noticia chegada à redação era de que o juiz desembargador José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior, da 5ª Câmara de Direito Público, havia sido indicado como relator ao Mandado de Segurança com a liminar temporária concedida em favor do prefeito Humberto Parini.
A mesma
A 5ª Câmara é a mesma que em 20 de outubro de 2005, negou provimento a um recurso interposto por Antonio Sanches Cardoso e outros no Caso Facip 97, "mantendo-se na íntegra a r. sentença ora guerreada", isto é, a sentença de Primeiro Grau. Também foi a 5ª Câmara que em 2 de fevereiro de 2009 acolheu os embargos de declaração impetrado por Sanches Cardoso e outros junto ao STJ, para sanar a omissão suscitada, "mas manteve o acórdão por seus próprios e jurídicos fundamentos". Acórdão transitado em julgado.
Reúne
A sessão de julgamento da 5ª Câmara acontece sempre segunda-feira, às 13 horas.

Comentários