Delegado de polícia realiza palestra sobre novos paradigmas na investigação de crimes cibernéticos

Delegado Higor Vinicius durante palestra na Academia

Na quinta-feira, 21 de julho, o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge realizou a palestra "Novos paradigmas na investigação dos crimes cibernéticos" em um evento organizado pela Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
O delegado de polícia é titular da cadeira n. 30 da referida Academia, especialista na investigação de crimes cibernéticos e tem apresentado palestras em diversas localidades. Ele explicou sobre o aumento exponencial na utilização da internet pelas pessoas que tem proporcionado, muitas vezes, uma exagerada dependência por parte dos seus usuários, bem como um aumento no número de crimes cibernéticos.
Em um dos pontos da palestra Higor Jorge defendeu a necessidade de não apenas investir em tecnologia da informação, mas acima de tudo promover a educação digital daqueles que usam a rede mundial de computadores. Ele também explicou sobre os recentes ataques promovidos contra sites do governo em que cybercriminosos tornaram sites indisponíveis e também realizaram a desfiguração de outros.
Ele disse que, apesar de não existir uma legislação específica sobre a matéria, essas condutas são consideradas criminosas e existe pena prevista para elas.
Uma das dificuldades apontadas foi a excessiva burocracia e a demora dos provedores para a obtenção de informações relacionadas com os logs e outros dados relevantes sobre a utilização de computadores e a inexistência de lei que determine um prazo mínimo para o armazenamento destes dados.
Dentre as autoridades presentes compareceram o delegado seccional de Americana, Paulo Fernando Fortunato, o delegado Wilson Correia Silva, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania da Polícia Civil, o advogado Vinicius Ravanelli Cosso, da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, o diretor do Instituto Brasileiro de Peritos, Giuliano Giova, o diretor da empresa IdRedes, Adjabir Fernandes e o senhor Clóvis Conceição representante de Instituição Financeira.
 

Comentários