TRE condena vereador Arselino Tatto por crime eleitoral

Na sessão de quinta-feira, 16 de junho, o TRE condenou o vereador da capital, Arselino Roque Tatto (PT), por entender que houve utilização de notas fiscais falsas na prestação de contas da campanha eleitoral de 2008. A pena para o crime de falsidade ideológica foi de um ano de reclusão, substituída por prestação de serviços à comunidade, além do pagamento de três dias-multa. A votação foi unânime.
De acordo com o relator, juiz Moreira de Carvalho, Tatto juntou na prestação de contas notas fiscais no valor de R$ 40.000,00 referentes a serviços que não foram prestados. "O valor para o suposto pagamento saiu da conta-corrente da campanha e logo ingressou na conta pessoal do então candidato Arselino, não havendo, portanto, pagamento de serviços", concluiu Carvalho.
Segundo o julgamento, as notas fiscais foram emitidas pelo chefe de gabinete de Tatto, Osvaldir Barbosa de Freitas, responsável pela empresa Proresult Serviços Administrativos Ltda, e os documentos pertenciam a talonário datado do ano de 1995. Conforme o voto de Carvalho, difícil acreditar que "uma empresa que de fato estivesse em atividade ainda possuísse talonários dessa data". O TRE aplicou a mesma condenação do vereador a Freitas.
Os juízes do Tribunal acataram em parte os recursos dos réus e reduziram a pena anteriormente aplicada pelo juiz eleitoral de 1º grau para o mínimo legal, pois houve reenquadramento da tipificação da conduta.Cabe recurso ao TSE.

Comentários