Manga, goiaba, mamão, abacaxi são as estrelas do próximo Repórter Eco


Vai ao ar neste domingo, 26 de junho, às 17h30 O Brasil é o país com a maior biodiversidade da Terra e oferece uma riqueza de espécies de frutas, consideradas remédio natural contra as doenças. Porém, o brasileiro come pouca quantidade delas.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de cinco unidades ou fatias de frutas por dia. O programa Repórter Eco, que vai ao ar neste domingo (26/06), a partir das 17h30, na TV Cultura, aborda a excelência desse alimento para a saúde. O mamão, além de regularizar o funcionamento do intestino, tem outra propriedade pouco conhecida.
"É riquíssimo em vitamina A e contribui de maneira significativa para reduzir a prevalência de cegueira noturna, uma doença comum em algumas regiões do Brasil, principalmente no nordeste", diz a nutricionista Anita Sachs. E acrescenta ainda: "A Goiaba é riquíssima em vitamina C e ela contribui, assim como a manga, a mexerica, a laranja, o mamão, o caju, a acerola, para a prevenção de doenças cardiovasculares e alguns outros tipos de infecção, porque elas contribuem para evitar a formação de radicais livres.
Também são importantes na prevenção de certos tipos de câncer". Anita afirma também que as frutas são importantes tanto na prevenção como no controle de algumas doenças, e são responsáveis pelo bem estar e pela saúde em geral. Segundo ela, a melhor fonte de vitaminas, minerais e fibras está na feira. A atração traz, em outra matéria, o sumiço das abelhas, insetos que polinizam as plantas e garante a produção dos alimentos.
Cerca de 20 mil espécies de abelhas foram descritas no mundo, e nas Américas 400 delas são conhecidas. Aproximadamente 75% das espécies vegetais da terra que precisam de polinização por insetos e animais recebem a ajuda das abelhas. No vaivém à procura de alimento, elas transferem o pólen de uma flor para outra e assim fecundam as plantas. A população de abelhas está diminuindo na Europa e nos Estados Unidos em média 30% ao ano.
No Brasil, o problema começa a preocupar os cientistas. O desaparecimento das abelhas pode ser provocado por várias causas, entre elas, a principal está no uso abusivo de inseticidas nas plantações, e também no desmatamento, que leva à destruição do habitat das colônias.

Comentários