Educadores participam de capacitação na Unip, entre eles, profª Fabiana Neri, de Mesópolis

Profª Fabiana durante explanação de aula aos seus colegas
fotos/divulgação

Nos dias 7 e 8 deste mês, onze professores, uma supervisora e um professor coordenador pedagógico da Diretoria de Ensino - Região de Jales, estiveram participando de Orientação Técnica realizado na Universidade Paulista - UNIP na capital paulista. , onde foram abordados temas sobre salas de leitura e superação jovem.
Entre os professores estava Fabiana Neri T. de Souza, da E.E. Prof° Adelino Bertani, de Mesópolis, que no dia 8, quarta-feira, participou de um dos textos trabalhados, cujo tema abordado foi "Ser um exemplo minhas memórias de leitor".
Fabiana explicou que hoje o professor é um dos responsáveis pela formação leitora de centenas de jovens em sua escola. Ressaltou que "antes de falarmos sobre como aproximá-los da leitura e tê-los como parceiros na formação de outros leitores, é importante refletir sobre você mesmo, professor, e as possíveis práticas escolares que podem ter feito parte da sua vida, pois deixam marcas", e ela chama à reflexão para:
"Qual seu papel quanto professor?
Os professores (nós), exercemos um papel essencial para ao andamento do Superação Jovem na Sala de Leitura. Estamos plantando letrinhas que aos poucos se tornarão sílabas, palavras, frases e conseqüentemente textos e quando pensarmos que estaremos regando nossos alunos com desafios propostos , eles já estarão colhendo a parte mais significativa que é despertar sua identidade ,colher seus frutos como leitores permanentes. Conseguir como educador que os educandos se socializem e formem grupos, que busquem conhecimentos, adquiram confiança no ambiente escolar, até não é um fardo muito pesado, afinal estaremos sempre ali para apoiá-los, agora, extrapolar os muros da escola e fazer a diferença na vida de cada um após os estudos, este sim, é um desafio, a função do educador consciente.
Mobilizar, incentivar, fortalecer, vivenciar, aperfeiçoar e até corrigir, são verbos significativos, mas quanto tempo eles resistirão?
Que marca deixaremos na vida de nossos alunos? Em suas memórias seremos os verdadeiros protagonistas da leitura ou reprodutores de histórias, sentado em uma plateia? Fomos espelhos de reflexões e estímulos?
Ainda vale a pena ser educador, pois ainda existem pessoas que sonham com uma educação melhor e sabem que essa melhoria parte de dentro para fora".

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