Dor de cabeça pode ser caso para dentista


Dores de cabeça durante o sono, ao acordar ou durante o período da manhã somadas à sonolência diurna são sintomas comuns em muitas pessoas. Remédios e soluções imediatas não resolvem, e o que muitos não sabem é que pode ser um problema tratado pelo dentista.
O bruxismo
O ranger de dentes ou a excessiva pressão da mandíbula é sinal de que algo não está certo nos hábitos do paciente. "Pode ser resultado de alguma pressão emocional", diz Dr. Eduardo. "O problema deve ser diagnosticado o quanto antes para que não vire um distúrbio crônico, e assim, muito mais difícil de se resolver".
O que leva ao bruxismo
Como prevenir
Recomenda-se:
Tratamento: Pode ser feito através de medicação, placa dental ou ainda fisioterapia orofacial. Esta fisioterapia pode ser feita pelo próprio dentista do sono. Não existe um tempo estimado para a duração do tratamento, isso varia de pessoa para pessoa. "O tratamento dependerá da causa da dor: que pode ser muscular ou articular. Este diagnóstico é feito pelo dentista do sono", completa Eduardo.
A TV deve ficar na sala, evitar colocá-la no quarto - a temperatura do quarto deve ser agradável - o quarto deve ficar escuro para que o sono possa ser mais tranquilo.
: Evitar bebidas alcoólicas, cigarros e drogas - evitar ingestão de cafeína, álcool, refrigerante, chocolate e chá preto após às 18h; - evitar exercícios intensos – tanto físicos quanto mentais – de 2h30 a 3h antes de dormir.
: Ansiedade e stress - fumo - causas psicológicas – podem ser traumas ou acidentes - distúrbios do sono como ronco e apneia - fatores neurológicos – aumento da adrenalina - tatores externos – medicação como antidepressivos - drogas e consumo exacerbado de álcool e cafeína;
– ou ranger os dentes durante o sono – é um distúrbio que atinge homens e mulheres, e que pode ser uma das causas das dores de cabeça. "O esforço da mandíbula feito durante a noite causa o mal estar e as dores no dia seguinte", explica Dr. Eduardo Rollo Duarte, especialista em Odontologia do sono. "Durante o sono a pessoa pode apertar os dentes ou esfregá-los com força, causando uma fadiga muscular e dores na manhã seguinte". Além da dor de cabeça, o bruxismo causa desgaste dos dentes decorrente da pressão que eles sofrem. "Todo este processo pode causar inflamação e inchaço na gengiva", completa o especialista.

Comentários