Alcoeste inicia safra com previsão de produzir 75 mil m³ de etanol


No dia 6 de junho, a Destilaria Alcoeste, uma das empresas do Grupo Arakaki e que fica localizada no Noroeste de São Paulo, deu início à safra 2011/2012.Fundada em 1980, a Alcoeste está em sua 29ª safra, a qual tem previsão para ser finalizada no final do mês de novembro deste ano.
Nesta safra a empresa pretende processar 900 mil toneladas de cana-de-açúcar, plantadas em uma área de 12 mil hectares, divididos em 11 municípios da região. A estimativa de produção de etanol é de 75 mil m³.
A Alcoeste vem investindo constantemente em tecnologia e nesta safra já colherá mecanicamente 85% de toda cana-de-açúcar plantada. Ao todo são 12 colheitadeiras que trabalham 24 horas por dia.
Um diferencial da Alcoeste é a sua fábrica de levedura, que tem como meta produzir duas mil toneladas de levedura na safra 2011/2012, sendo que a maior parte será do tipo autolisada e o restante de parede celular.
Entre as áreas agrícola e industrial são empregados aproximadamente 1200 colaboradores, todos eles devidamente registrados nas normas previstas pela CLT e Lei do Trabalhador Rural.
O Grupo Arakaki sabe os desafios que o desenvolvimento sustentável representa e como pode exercer atitudes pró-ativas para enfrentá-lo. Prova disso são os vários projetos que a empresa possui na área ambiental, como o Ribeirão Santa Rita Vivo, pelo qual já foram plantadas mais de 40 mil mudas de árvores nativas da região, projeto de destinação de resíduos, separação e reciclagem do lixo, monitoramento e controle de suas caldeiras, efluentes e recursos hídricos.
Além disso, a Alcoeste é uma das empresas do setor agroenergético mais adiantada no que diz respeito aos prazos do Protocolo Agroambiental Etanol Verde, assinado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que estabelece a adoção de dez procedimentos técnicos para promover a produção sustentável do etanol, respeitando os recursos naturais e controlando a poluição.

Comentários