Seminário debate inclusão demedicamento para tratamento de AVC na rede de saúde pública municipal

Na terça-feira, 31 de maio, às 19h, na Câmara Municipal de Jales, será realizado um seminário para conscientizar os profissionais da saúde e gestores públicos sobre a importância da inclusão da substância alteplase (medicamento) na rede de saúde pública municipal para o tratamento do AVC isquêmico.
De acordo com o neurologista, Pery Prado Neto, o medicamento está disponível apenas para pacientes atendidos pelo convênio e particulares. "Temos um protocolo a seguir. O paciente só pode ser submetido a esse medicamento em até 4 horas, depois disso não pode mais ser aplicado", disse.
O médico explica que a substância alteplase, quando administrada de forma correta, impede que o paciente tenha seqüelas após o AVC, podendo ter boa qualidade de vida. Entretanto, por ser um medicamento de alto custo, ainda não está disponível na rede de saúde pública municipal, e com isso, a maioria da população atendida pelo SUS não recebe o remédio e adquire seqüelas graves decorrentes da doença.
"O objetivo é incluir na rede de saúde pública do município a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para o povo de Jales que passa por um AVC", conclui o neurologista. A chefe do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Fernandópolis, Francisca Goreth Malheir Fantini, será a primeira palestrante a se apresentar com o tema: "Trombólise venosa no acidente vascular cerebral isquêmico agudo", em seguida o chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Jales, Pery Prado Neto, profere palestra com o tema: "Protocolo de trombólise na Santa Casa de Jales".
O público-alvo das palestras são médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, gestores de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, socorristas, bombeiros, estudantes da área da saúde, motoristas de ambulâncias de remoção, técnicos de radiologia e gestores de saúde do setor público municipal e todos os demais interessados.
As inscrições para o Buffet e certificações podem ser feitas até 30 de maio, segunda-feira pelo e-mail: diretoriasmsjales@gmail.com ou pelos telefones: 17 36321048 e 36327310.

Comentários