Rodrigo Garcia reúne-se coma ministra Tereza Campello para conhecer programa Brasil sem Miséria


A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello
recebe em audiência, o secretário de Desenvolvimento
Social do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia
O secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve em Brasília, nesta segunda-feira (30/05), para se reunir com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e a secretária extraordinária de Erradicação da Pobreza, Ana Fonseca. O objetivo da visita foi conhecer as linhas gerais do programa Brasil sem Miséria, que será lançado pelo governo federal nesta quinta-feira e identificar oportunidades de parcerias com a finalidade de ampliar a assistência social no Estado de São Paulo.
De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE e estudos do Ipea, o Brasil possui 16 milhões de pessoas vivendo com uma renda mensal de até R$ 70,00, considerada a linha divisória da extrema pobreza. Para promover o desenvolvimento dessas pessoas, o governo federal anunciará nesta quinta-feira, 02/06, o Programa Brasil sem Miséria, que contará com apoio de estados e municípios. "No desafio de erradicar a extrema pobreza não há partidarismos, lutaremos juntos. São Paulo é o estado mais rico da união e está entre aqueles com menores indicadores de miséria, mas isso não significa que nossa tarefa será fácil", comentou Rodrigo Garcia.
Ainda segundo o Censo 2010 do IBGE, 1.084.402 de paulistas (2,6% da população) vivem na extrema pobreza. "O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Seds, trabalha para que até 2014 não haja mais nenhuma pessoa nessas condições. Para isso estamos fortalecendo nossa política de transferência de renda associada a outras ações sociais. Precisamos atender as necessidades emergências dessas pessoas e ao mesmo tempo promover ações que visam a autossustenção e o desenvolvimento da cidadania", completou Garcia.
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo atende hoje mais de 700 mil famílias com o Programa Vivaleite e 500 mil pessoas se beneficiam com programas sociais executados pelos municípios com recursos estaduais. Além disso, possui dois grandes programas de transferência de renda. O Renda Cidadã, que atende hoje cerca de 160 mil famílias e o Ação Jovem, que atinge 110 mil jovens de 15 a 24 anos. "Até o final do ano, ambos os programas atenderão 200 mil beneficiários cada", finalizou o secretário Rodrigo Garcia.

Comentários