Representantes de 21 municípios participam de seminário em defesa da criança e do adolescente


A participação de 21 municípios, incluindo Aparecida do Taboado, do Estado de Mato Grosso do Sul, no seminário "Violência praticada contra a criança e o adolescente, da compreensão à intervenção", realizado no último dia 18, em Jales, mostra o interesse cada vez maior pelo tema que vem preocupando todos os envolvidos com a questão, principalmente depois de alguns fatos de repercussão nacional.
Também ficou clara a necessidade de se promover uma maior integração entre as entidades que atuam nessa área, para a ampliação da rede de proteção e para que os resultados sejam mais satisfatórios do que estão sendo atualmente.
Essa preocupação foi manifestada pelos dois palestrantes, a assistente social Denise Rack de Almeida e o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jales, José Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba.
Denise enfatizou que o aumento da violência mostra que ainda falta muito o que fazer nessa área, como procurar entender melhor as famílias e buscar a unificação da linguagem entre as entidades, para que todas possam se entender melhor. "O envolvimento maior dos setores ligados à educação também deve ser levado em conta"., disse.
Curitiba destacou as formas de violência física e psicológica praticadas contra as crianças e os adolescentes e lembrou que "a prevenção continua sendo a melhor maneira de se combater o problema. Para isso devem ser aplicados os mecanismos educacionais e repressivos, pois a repressão é importante para inibir os agressores e evitar que novos casos aconteçam".
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenador de projetos da ADERJ- Associação dos Deficientes Físicos da Região de Jales, Anísio Martins Ferreira, destacou a importância do convênio firmado com o Conselho Estadual de dos Direitos da Criança e do Adolescente para prestar assistência a 16 municípios da região de Jales, com financiamento do Projeto Sentinela que para desenvolver o seu trabalho conta com uma equipe especializada formada por vários profissionais de diversas áreas.
A importância dos convênios e parcerias nessa área que envolvem toda a região também foi lembrada pelo prefeito Humberto Parini que destacou a participação dos diversos segmentos da comunidade na defesa dos direitos da criança e do adolescente, onde a educação também tem um papel fundamental.
A secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Cláudia Moreira Bardelotti, encerrou o seminário destacando a importância do que foi transmitido e depois e debatido com os palestrantes, nessa concentração regional no dia nacional de mobilização em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Comentários