Dia de Campo em Santa Salete reúne 200 pessoas


Cerca de 200 pessoas da região de Santa Salete participaram do Dia de Campo, promovido pelo Fundo de Defesa da Citricultura, na sexta-feira, 20 de maio. O encontro teve como tema a Tecnologia de Aplicação voltada para o controle da Diaphorina citri, vetor do greening. Por meio de estações teóricas e práticas, a equipe do Fundecitrus mostrou que é possível controlar as populações do inseto, evitando desperdício de produtos, reduzindo custos e garantindo a sustentabilidade do pomar.
Os participantes aprovaram o evento. O citricultor Ilton Ribeiro, de Santa Salete, participou pela primeira vez de um Dia de Campo. "Temos que estar atualizados para fazer tudo que é possível para controlar a doença", afirma.
Ribeiro está renovando seu pomar e disse que, após as orientações do Fundecitrus, além de melhorar suas aplicações de inseticidas, irá se reunir com os vizinhos para tentar realizar o controle do greening de maneira conjunta e eliminar as murtas – plantas hospedeiras do greening – da região.
"Quem não participar, não estiver atento e atualizado, vai acabar saindo do ramo", destaca Edson Dias Martins, produtor em Santana da Ponte Pensa, que participou pela segunda vez de um evento do Fundecitrus.
Para ele, essas atividades são fundamentais para que os citricultores estejam aptos a aplicar todo o conhecimento, protegendo a propriedade das principais doenças. "Quanto mais sabemos, melhor podemos cuidar das nossas laranjas", diz.
O evento em Santa Salete foi o terceiro de doze que o Fundecitrus realizará em 2011. O próximo Dia de Campo será realizado no dia 17 de junho, em Estrela D’ Oeste, também na região de Jales. A programação completa dos eventos pode ser acessada no site: www.fundecitrus.com.br.

Comentários