Concertos pela educação

No início deste mês, a Revista Época publicou na coluna Fala, Mundo, uma matéria intitulada Concerto pela paz, em que o maestro argentino-israelense Daniel Berenboim conduziu uma orquestra na Faixa de Gaza, no Oriente Médio. O grupo, formado por músicos das mais importantes orquestras européias, como as filarmônicas de Viena e Berlim, tocou para centenas de palestinos em uma casa de cultura. Há anos, Beremboin tem usado a música para tentar promover a paz entre israelenses e palestinos.
Em Jales, duas professoras também usam a música para um objetivo nobre. Maria Cristina Ferreira, professora de música e regente do Coral da APAE Jales, e Mirtes Cavalleri Pereira, professora de piano e voluntária da APAE Jales, ensaiam, com dedicação e amor, as crianças que freqüentam a Associação. Elas usam a música para a educação e para a socialização. E o trabalho delas pôde ser apreciado na abertura da VI Semana Acadêmica de Serviço Social da Unijales, que aconteceu na segunda semana de maio, no Jales Clube.
Além dos parentes das crianças, alunos, professores e convidados da Unijales se emocionaram com as dezenas de crianças e adolescentes que cantaram músicas de alguns compositores brasileiros.
Mas a bela regência não ficou por conta somente das professoras da APAE. A presença de uma papisa do Serviço Social, professora doutora Maria Carmelita Yazbek, foi bastante esperada e fez com que docentes e discentes de outras instituições de ensino de cidades como Fernandópolis, Votuporanga e Santa Fé do Sul se deslocassem para o evento. Carmelita, como as grandes maestrinas, foi ovacionada pelos presentes e, durante a palestra, destacou a profissão na cena contemporânea, mencionando a inserção do assistente social no processo de construção dos direitos, apoiado na força de um projeto profissional ético, político, teórico e metodológico. A professora e autora de consagrados livros e artigos é ainda vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da PUC de São Paulo; membro do Conselho Científico e Acadêmico da Faculdade de Serviço Social da UNLP- Argentina; consultora do Curso de Serviço Social do Instituto Superior João Paulo II em Luanda e em Angola e autora das pesquisas sobre Programas de Transferência de Renda no Brasil e sobre a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no país.
Para a coordenadora do Curso da Unijales, Cecilia Ketelhute Ferreira, "o evento, alusivo ao Dia do Assistente Social, foi verdadeiramente um espaço de interação da comunidade acadêmica e profissional norteada por temáticas que demarcam o debate naquele contexto e fortalecem bandeiras em prol do exercício e formação profissional".
Quem participou do evento, viu muito mais do que isso.
*Ana Lucia Caparroz é assessora de imprensa da Unijales

Comentários