Volta a chover forte na região

Depois de oito dias sem chuvas, ontem a noite voltou a chover forte na região de Ilha Solteira, com um total de 51,1 milímetros, com pancadas de chuva intensa em alguns momentos, conforme registros da estação agrometeorológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 25,81°C, sendo a mínima de 20,93°C (22:51 hs) e máxima de 33,06°C (14:46 hs).
A evapotranspiração na região de Ilha Solteira foi de 4,2 mm/dia e o total no mês bem inferior ao total de chuva, resultando em um balanço hídrico com excedentes de água, trazendo inclusive problemas para a colheita dos principais grãos, sendo a cultura da soja a mais prejudicada, com algumas propriedades, os grãos começando a germinar na própria vagem, ainda no pé.
Na região de Ilha Solteira, no mês de março se caracteriza por ser bastante chuvoso, totalizando 257 mm, 78% a mais do que o total de chuva esperado, considerando a média histórica de 144 mm.
No ano, o total de chuva é 713 mm representando 56% de toda a chuva esperada para o ano na região e se posicionando como 29% acima do previsto para os três primeiros meses do ano.
Hoje já choveu 1,52mm e o céu continua nublado, apesar da chuva ter parado.
Neste momento, 10:30 horas, em Ilha Solteira, 27,7ºC, umidade relativa de 81,1%, ventos clamos vindos de norte com velocidade de 5,4 km/hora.

PARANAPUÃ
O município de Paranapuã, próximo ao Rio Grande e também no noroeste paulista, agora também monitorado agroclimatologicamente pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, as chuvas foram intensas e de grande proporção.
No mê de março já choveu 436 milímetros, sendo que apenas no dia 04 foram registrados na estação agrometeorológica 132 milímetros.
No ano, já são 1.068 milímetros de chuva.
O monitoramento climático da região tem por objetivo fornecer subsídios para o manejo da irrigação das diferentes culturas, mas especialmente das lavouras de citros da região, com estimativas precisas da evapotranspiração, que é a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser suprida pelas chuvas ou por irrigação para a máxima produtividade e melhor qualidade dos frutos.
SAIBA MAIS
Não deixe de saber mais sobre as condições climáticas da região no canal CLIMA do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://www.agr.feis.unesp.br/clima.php e também no novo banco de dados a partir de http://clima.feis.unesp.br.
Neste novo serviço foi incorporado os dados de Paranapuã, a nova estação climática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e estão disponíveis novos recursos gráficos.
No Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira (http://irrigacao.blogspot.com/) diariamente é publicado o Boletim do Tempo na região noroeste paulista e outras informações atuais de interesse da agricultura irrigada.

Comentários