Prefeitura de Santa Fé do Sul realiza reunião sobre diversos tipos de violência contra as mulheres, idosos e crianças

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da secretaria da Saúde realizou na última segunda-feira (14), no Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa Municipal DST/AIDS uma reunião sobre o Fluxograma para atendimento a violência Sexual e outros tipos de violência contra as mulheres, idosos e crianças.
Segundo a secretária da Saúde, Sueli Pelayo, a reunião tem como objetivo principal identificar e melhorar o fluxo de reconhecimento e notificações sobre agressão de qualquer gênero. Na oportunidade ficou estabelecido a princípio que haverá quatro portas de entrada para o atendimento: Pronto Socorro/ Santa Casa, Conselho Tutelar, Delegacias e Estratégias Saúde das Famílias/ Clínica da Mulher.
Estavam presentes na reunião o Delegado de Polícia responsável pelo expediente da Delegacia de Defesa da Mulher, Dr. Gervásio Fávaro, o Presidente do Conselho Tutelar, Carlos Rodrigues Faria, a responsável técnica da Santa Casa e Pronto Socorro, a enfermeira Eva Cecília Samartino, a coordenadora do CREAS, Patrícia Cardoso Medeiros, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Valeria da Silva Compoi, a enfermeira responsável pela Clínica da Mulher, Silvana Aparecida Mouro, a coordenadora das Estratégias Saúde das Famílias, Milena Cristina Pietrobon e equipe do programa DST/AIDS, a coordenadora e psicóloga do programa, Aparecida Marsal e a enfermeira Silvia Regina dos Santos Benites.
“Avaliamos esta reunião como positiva, registramos as sugestões e estabelecemos o caminho que percorrerá a vitima de violência, facilitando o acesso das notificações sobre as agressões”, concluiu Sueli.
Veja algumas violências contra a mulher
A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.
►Violência de gênero
A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder;
►Violência intrafamiliar
A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família;
►Violência doméstica
Acontece dentro de casa e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
►Violência física
Ocorre quando uma pessoa está em relação de poder à outra. O dano não acidental pode ser meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas.
►Violência sexual
A violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação sexual sob coação ou fisicamente forçada, no casamento ou em outros relacionamentos.
A violência sexual é cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço doméstico, o que contribui para sua invisibilidade.
►Violência psicológica
É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano á auto-estima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa.
►Violência econômica ou financeira
São todos os atos destrutivos ou omissões do(a) agressor(a) que afetam a saúde emocional e a sobrevivência dos membros da família.
►Violência institucional
Violência institucional é aquela exercida pelos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional.

Comentários