Governador Alckmin transfere coordenação do Detran-SP para Secretaria de Gestão Pública

Alckmin fala sobre a transferência do Detran da
Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública
foto/miltonmichida/palband
O governador Geraldo Alckmin  (PSDB) assinou, nesta quinta-feira, 17 de março, decreto que transfere o Detran-SP da Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública. O órgão ficará vinculado diretamente ao secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, e terá a coordenação do ex-superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg.

A missão do novo modelo de gestão do trânsito para o Estado de São Paulo será imprimir ao Detran o mesmo padrão de atendimento dado aos cidadãos no Poupatempo. Além disso, com o novo Detran, o governo do Estado vai liberar 1.349 policiais (incluindo delegados e investigadores) até então dedicados exclusiva ou parcialmente às atividades de trânsito.
“O novo Detran tem dois objetivos. O primeiro é melhorar a qualidade do serviço público, ser mais rápido, mais eficiente, desburocratizado, facilitar a vida das pessoas, é o padrão Poupatempo. E o segundo objetivo é liberar a polícia para o seu trabalho de polícia investigativa, polícia judiciária”, disse o governador.
As medidas serão fixadas num prazo de 120 dias por um gabinete de transição composto por profissionais da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria de Gestão Pública. Entre elas estão a utilização da tecnologia em benefício da população, com maior oferta de serviços pela internet, a simplificação de processos para a execução dos serviços e redução dos prazos de emissão de documentos, com opção de entrega na casa do cidadão.

O Detran-SP estabelecerá ainda um novo modelo de relacionamento com os parceiros - Centros de Formação de Condutores (CFCs), médicos e psicólogos - por meio de investimentos em treinamento e suporte para que o atendimento aos cidadãos nesses locais também seja realizado dentro do padrão Poupatempo. A coordenação do Detran-SP fará o acompanhamento, avaliação e credenciamento dos parceiros para adequação ao novo modelo.
Outra novidade será a criação de canais de relacionamento direto do Detran-SP com os usuários, por meio de atendimento telefônico para informações e agendamento de serviços; ouvidoria para o recebimento de sugestões, elogios e reclamações e comunicação por redes sociais.
Além de trabalhar na qualidade do atendimento aos cidadãos, o Detran-SP terá entre suas prioridades o estabelecimento de novas atividades ligadas à educação para o trânsito, com realização de capacitações e a reformulação do sistema de avaliação dos condutores.
Todas as medidas de reestruturação do Detran devem ser implementadas no prazo de um ano, quando os cidadãos de todo o Estado passarão a contar com atendimento moderno, seguindo os preceitos do Poupatempo.

Comentários