Secretário Saulo de Castro confirma a duplicação da "Euclides da Cunha"

 Os vereadores José Roberto Fávaro, Aracy Cardozo e o presidente da Câmara Municipal, Claudir Aranda, após a reunião, reivindicaram para o município junto ao secretário estadual de Gestão Pública, Júlio Semeghini. Foto abaixo, o Secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho durante a reunião com prefeitos e vereadores da região noroeste, dando detalhes sobre a demora no inicio da duplicação da rodovia Euclides da Cunha.

O Secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, anunciou nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, medidas a serem tomadas para que as obras de duplicação da rodovia Euclides da Cunha possam ter início.
Uma das prioridades do governador Geraldo Alckmin, a SP – 320 já tem licitação concluída, o contrato foi assinado e a ordem de serviço autorizada.
Encontra-se, agora, em fase de aprovação um Decreto de Utilidade Pública (DUP), que tornam passíveis de desapropriação as áreas que serão utilizadas para a duplicação. A Procuradoria do DER–SP, já deu parecer favorável aos estudos e os processos foram encaminhados à Procuradoria da Secretaria de Logística e Transportes.
O valor previsto para as desapropriações é de R$ 26 milhões e envolve cerca de 500 proprietários. Além de áreas privadas, existem outras de responsabilidade municipal que precisam ser repassadas ao Governo do Estado através de um projeto de lei e, a partir disso, serão feitas as desapropriações.
A CETESB, assim, dará o parecer final e as obras terão início. “Nossa expectativa é de que essas questões burocráticas sejam resolvidas em 30 dias”, enfatizou o secretário Saulo de Castro.
As cidades que necessitam de projeto de lei para a desapropriação são: Bálsamo, Tanabi (2 áreas), Votuporanga, Valentim Gentil, Fernandópolis (3 áreas), Estrela D´Oeste, Jales, Urânia e Santa Salete (5 áreas).
O trecho da SP – 320 a ser duplicado começa nas imediações de Bálsamo (km 453), cruza diversos municípios da região Noroeste do Estado e termina no município de Rubineia (km 639), perfazendo aproximadamente 191,4 km.
O valor total da obra e gerenciamento é de R$ 773.779.142,67.
A duplicação da SP – 320 trará, entre as principais melhorias, a redução de acidentes, o aumento da capacidade viária de 2 mil para 8 mil veículos/hora (bidirecional) e implantação de canteiro central separador de pistas, de 11 metros de largura.
Estiveram presentes na reunião, no auditório da Secretaria dos Transportes, em São Paulo, além do secretário Saulo de Castro Abreu, o secretário-adjunto da pasta, Moacir Rossetti, o secretário de Gestão Pública, Júlio Semeghini, o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Jales, Claudir Aranda, que esteve presente à reunião com o Secretário dos Tranpsortes Saulo de Castro, a administração municipal vai trabalhar, o mais breve possível, para enviar o projeto de desapropriação da área que pertence à prefeitura de Jales para ser apreciado e aprovado pelos vereadores.
“Tenho certeza de que todos os vereadores estão cientes da necessidade de aprovarmos o projeto para que Jales não fique marcada como a única cidade que não está liberada para a duplicação”, concluiu o presidente.
Oswaldo Soler Júnior representou o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB). O prefeito Humberto Parini e os vereadores José Roberto Fávaro (PSDB) e Araci Murari de Oliveira Cardozo (PT) estiveram presentes à reunião.

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