Conselho Estadual aprova Especialização em Educação Especial

A pós-graduação da Unijales- Centro Universitário de Jales agora oferece Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual. O curso foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação através do processo 162/2010. A preocupação com a educação dos portadores de necessidades educacionais especiais vem aumentando a partir do desenvolvimento da consciência de que todas as pessoas têm direito à educação. No contexto internacional, quem apresenta algum tipo de necessidade especial tem o direito a exercer a totalidade dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais consagrados na Carta Internacional dos Direitos Humanos e na Carta das Nações Unidas. Portanto, a Educação Especial, atenta para os princípios de igualdade, liberdade e respeito à dignidade humana, pretende formar professores habilitados e capacitados para atuarem de modo a contemplar as necessidades educacionais especiais do aluno, desenvolvendo dessa forma uma política de educação inclusiva.
Além dos 36 cursos que a pós-graduação da Unijales já oferece, a Educação Especial atenderá a demanda do público que exigia, desde 2009, que a instituição disponibilizasse tal curso, sendo que na região a cidade mais próxima que possui a especialização fica a mais de 100 quilômetros de Jales.
“Estamos muito felizes com a aprovação, essa é uma conquista não só para a pós-graduação, mas para toda a Unijales”, comenta o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sílvio Luiz Lofego.
Objetivos
O curso de Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual, que é voltado para portadores de diploma de curso de graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, tem entre tantos objetivos: ampliar as competências pedagógicas dos profissionais interessados; ampliar a compreensão dos processos cognitivos e dos problemas de aprendizagem; planejar, desenvolver e avaliar práticas educativas realizando as adaptações necessárias à diversidade de estilos de aprendizagem, visando a inclusão; preparar profissional com competência teórico-prática, aliada ao compromisso político que permita atuar junto a crianças com necessidades educacionais especiais intelectuais, possibilitando-lhe tanto o desenvolvimento global como uma integração na escola e na sociedade e oferecer qualificação e aprimoramento técnico-profissional ao educador.
Para quem já se interessa em uma das 50 vagas disponíveis, o curso oferecerá disciplinas como “Políticas Públicas de Educação Especial com ênfase em Inclusão”; “Desenvolvimento e Aprendizagem: especificidade das pessoas com deficiência”; “Aspectos Biológicos da Deficiência Intelectual”; “A Deficiência nos Diferentes Contextos: família, escola e trabalho”; “Prática de Ensino para Deficiência Mental: desenvolvimento psicomotor” e “Prática de Ensino para Deficiência intelectual: elaboração de material pedagógico”. Mais informações pelo 17 36221620 ou pelo www.unijales.edu.br.

Comentários