Em Votuporanga, supermercados não abrirão aos domingos

Uma reunião com a expressiva participação de funcionários do comércio, microempresários, sindicatos e proprietários das maiores redes de supermercados da cidade na manhã de quinta-feira, 6 de janeiro, na Câmara Municipal de Votuporanga, definiu importantes assuntos sobre a abertura desses estabelecimentos aos domingos em Votuporanga.

O encontro foi marcado pela presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Maria Augusta dos Santos Marques, a Lia, que procurou o presidente da Câmara Municipal, vereador Mehde Meidão, que intercedeu as reivindicações da categoria junto aos empresários proprietários das redes de supermercados Porecatu e Santa Cruz.
Os trabalhadores reivindicaram aos empresários José Francisco do Santos – Porecatu e Renato Gaspar Martins – Santa Cruz, o fechamento dos estabelecimentos aos domingos, garantindo a categoria um momento de descanso e lazer com a família.
Durante o encontro, a presidente do Sindicato dos Comerciários argumentou vários pontos sobre os benefícios que trariam à categoria caso os supermercados fechassem aos domingos. Microempresários, proprietários de açougues, mini-mercados, feirantes e outros estabelecimentos também participaram do encontro e manifestaram os seus pontos de vista em relação a forte queda no movimento desde a abertura dos supermercados aos domingos.
Por sua vez, o presidente da Câmara lembrou que os supermercados trabalham aos domingos amparados por uma liminar judicial desde a polêmica envolvendo esse assunto quando ainda funcionava na cidade a Lojas Americanas.
Meidão ouviu todos os depoimentos dos microempresários, feirantes e empregados e tentou sensibilizar os proprietários dos supermercados para que a proposta fosse aceita.
Os empregados e microempresários levam em conta o fato de os supermercados terem fechado as portas no Nata e Ano novo passado em razão de um acordo feito entre os proprietários e o Sindicato dos Comerciários. Os pequenos empresários apontaram o grande movimento registrado nos dois últimos domingos quando Porecatu e Santa Cruz permaneceram fechados. A Associação dos Feirantes apontou movimento recorde nos dois finais de semana passados levando em conta a queda registrada nos últimos anos.
Segundo Geraldo Dias, desde que os supermercados funcionam aos domingos, o movimento na feira caiu 70%, diminuindo sobremaneira o número de feirantes quando ainda era na rua São Paulo. “Há poucos anos atrás, éramos 48 barracas, atualmente somos seis feirantes aos domingos e com pouco movimento”, disse. No último domingo, os feirantes venderam todos os seus produtos, o mesmo ocorreu com açougues, casas de frango e quitandas. “Essa medida (de fechamento aos domingos) trará benefícios a todos, seja aos supermercados, trabalhadores e, principalmente aos empregados dos supermercados”, destacou Lia.
Outro que também manifestou seu ponto de vista e que viu crescer o movimento nos dois últimos domingos, foi o proprietário do mini-mercado Superbox no bairro Santa Amélia Nelson Duarte. Segundo ele, houve um aumento de 50% no movimento. “Pagamos os mesmos impostos que as grandes redes pagam, e sofremos pela falta de clientes em razão desse funcionamento aos domingos”.
Em seguida, Meidão, que intermediou a reunião, pediu a opinião dos proprietários das duas maiores redes de supermercados da cidade. Para José Francisco dos Santos, “se essa medida ocorrer, vamos regredir há pelo menos 20 anos, se fechar vamos sentir dificuldades, mas se ocorrer vamos acatar, sim, pelo menos para um período de experiência”, ressaltou.
Por sua vez, Renato Gaspar apontou que “tivemos experiência de fechar aos feriados, por ter duas redes de supermercados, vamos rascunhar essa proposta e discuti-la melhor. Vamos ser cobrados pela população que hoje se acostumou em ir aos mercados aos domingos”, disse. Neste momento da reunião, Meidão pediu a compreensão dos representantes de supermercados e sugeriu que fosse feita uma experiência de, no mínimo, um mês fechando os estabelecimentos aos domingos. “Vamos ter esses próximos quatro domingos, para ver a reação da população, porque, o momento de lazer, descanso com a família e outras benfeitorias são importantes para os trabalhadores”, enfatizou.
A presidente do Sindicato dos Comerciários, emocionada, pediu o apoio dos proprietários dos supermercados para que colocassem de imediato essa experiência em prática, já neste domingo, dia 9. “Quanto a população, é uma questão de costume, aqueles que forem fazer suas compras aos domingos, irão antecipá-la para o sábado, já que os supermercados ficam abertos até às 22 horas. É uma grande conquista para todos”, disse.
Após o final do encontro, estabeleceu-se o acordo pelo fechamento dos supermercados já a partir deste domingo, conforme reivindicaram os trabalhadores e demais envolvidos na reunião. “É uma grande conquista para os funcionários, que vivem num nível de estresse alto e que terá essa questão social envolvendo os comerciários e demais”, ressaltou Meidão.
Outro ponto que ficou acordado no encontro é que, em ocasiões quando houver feriados na segunda-feira, os supermercados abrirão neste dia, permanecendo fechado aos domingos. “O estabelecimento não deverá ficar fechado dois dias seguidos para não causar incômodo aos clientes e a população em geral”, disse Lia.

Comentários