Perigo nas rodovias

Por Altair Ramos Leon


Nos últimos dias, aconteceram vários acidentes de trânsito em nossa região, ceifando a vida de diversas pessoas e deixando inúmeras feridas. Em um dos acidentes faleceram 6 pessoas.

Agora, com o início das férias e as comemorações do natal e do final de ano, o movimento de veículos aumenta consideravelmente, tanto nas rodovias como nas ruas. Nesta época, ocorrem chuvas torrenciais que tornam as pistas escorregadias e prejudicam a visibilidade. Além disso, com água na pista, pode ocorrer a aquaplanagem, que é a perda da aderência dos pneus com o pavimento. O veículo flutua e o motorista perde o controle sobre o mesmo. No período das chuvas, o risco de acidentes de trânsito aumenta em até 25%, segundo o DETRAN do Distrito Federal.
Buracos e irregularidades na pista podem causar danos nos veículos (pneus, rodas, suspensão, etc) e, até mesmo, a perda da dirigibilidade.
Os acidentes de trânsito (homicídio culposo praticado na direção de veículo automotor) já matam mais que os homicídios dolosos em oito estados brasileiros, entre eles está São Paulo, conforme levantamento realizado pelo IBGE (O Estado de São Paulo, 05/09/2010, pág. C1).
Em nosso país, os acidentes de trânsito podem ser tratados como “problema de saúde pública” ou como uma verdadeira “guerra”, devido ao elevado número de mortes e de pessoas feridas, dentre as quais muitas ficam mutiladas ou inválidas, e o alto custo social, que tem como ingredientes principais a imprudência e a sensação de impunidade, por parte dos causadores dos acidentes.
Relatório da Organização Mundial de Saúde, com base em dados de 2008, revela que a principal causa de mortes de pessoas entre 5 e 29 anos de idade são os acidentes de trânsito. Por ano, 1,2 milhão pessoas morrem no Mundo, vítimas de acidentes de trânsito e, aproximadamente, 50 milhões ficam feridas (Agência Estado e Associated Press).
Os motoristas, neste período do ano, devem dirigir com a atenção redobrada e terem a consciência da responsabilidade do ato de dirigir na via pública, especialmente evitando o excesso de velocidade e a ingestão de bebidas alcoólicas, a fim de que todos tenham uma boa viagem e, por conseguinte, não façam parte dessas tristes estatísticas.
Altair Ramos Leon é Delegado de Polícia Diretor da 93ª CIRETRAN e Presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Jales.

Comentários