MEC avalia condições de estágio em medicina na Santa Casa de Jales

A supervisora do Ministério da Educação, Olga Tairova, médica cardiologista formada na Rússia, esteve na Santa Casa de Jales na terça-feira, 7 de novembro, acompanhada do coordenador de internato do curso de medicina da Unicastelo, Armando José Gabriel, para avaliar as condições de estágio dos alunos do curso. A avaliação do estágio, bem como a estrutura de ensino da universidade deve determinar a aprovação ou não do curso pelo órgão.

De acordo com o supervisor de estágio do hospital, o pediatra Mauro Suetugo, entre os itens avaliados pelo MEC está o relacionamento entre a Santa Casa e a universidade, as instalações do hospital, condições físicas para aprendizagem, número de leitos destinado ao atendimento pelo SUS e número de alunos por leito.
“Acredito que ela saiu satisfeita com o que conheceu sobre o hospital. Temos boa estrutura para estágio, os alunos têm oportunidade de aprender e ainda incentivam a melhoria da qualidade no atendimento”, disse o médico supervisor.
Atualmente o hospital oferece oportunidade de estágio em Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecobstetrícia, Emergência e na área de Saúde Pública. Os alunos passam por todas as disciplinas, em sistema de rodízio por turmas, atendendo e realizando os primeiros contatos com os pacientes.
Os médicos da Santa Casa de Jales dão apoio assistencial aos alunos com orientações práticas de como atender pacientes, contando ainda com os professores que dão as aulas teóricas e práticas, durante o internato. A estrutura de ensino no hospital envolve também os médicos que atuam na UTI Neonatal e que passam a exercer suas funções como preceptores desses alunos.
“Nossa expectativa é que a Unicastelo, parceira do hospital, tenha o reconhecimento no curso de Medicina e que com o tempo, a Santa Casa de Jales possa se tornar um hospital escola modelo para toda região”, disse o provedor José Devanir Rodrigues.
A nota de avaliação do MEC varia de 01 a 05, mas para que o curso seja aprovado é necessária a nota mínima 03. Se a nota for inferior será deferido um TAC - Termo de Ajuste de Conduta para a universidade fazer adequações que passarão por nova avaliação.
Ao final de sua passagem pelo hospital, a supervisora do MEC deixou uma mensagem no livro de autoridades parabenizando o hospital pelas instalações e recebeu das mãos do provedor, flores e uma pequena lembrança personalizada, como forma de agradecimento pela visita.

Comentários