Coletor de lixo fica entre os 100 primeiros na XII Volta Internacional da Pampulha

O desejo já existia desde garoto. Ele corria atrás dos bodes na Bahia, onde nasceu, e quando estudava pedia para o motorista do ônibus parar 20 quilômetros antes de chegar à escola... E ia correndo todo sujo de carvão depois de um dia de trabalho pesado.

Ivo de Jesus Pereira ou Marroquino, como é conhecido, saiu do Nordeste, foi morar em Araçatuba e durante 15 anos foi cortador de cana numa árdua jornada de 12 horas diárias o que em sua opinião era bom já que assim tornava seu corpo cada vez mais resistente. E mesmo com a pesada labuta e em condições desfavoráveis, Ivo “é o senhor do próprio destino”. Como sempre quis ser um corredor e também aparecer na televisão, Marroquino conseguiu o que queria quando no final do ano passado, participou da Corrida do Corpo de Bombeiros, a tradicional Corrida do Fogo, realizada anualmente em Araçatuba. Nela ele correu os 10 quilômetros em 37 minutos, ficou em 1º lugar e então foi notícia em todos os telejornais da região e manchete em vários veículos impressos.
No começo de 2010 Ivo deixou os filhos gêmeos em Braúna, próxima de Araçatuba, e mudou-se para Jales onde começou a trabalhar como coletor de lixo na Ecopav. Correndo mais ou menos 70 quilômetros por dia pelas ruas da cidade como coletor e mais 18 em estradas de terra como atleta, Marroquino participou da Corrida Bradesco, em São José do Rio Preto, e ficou 11º lugar na classificação geral. Em Rio Preto também participou da Corrida 10 Milhas e ficou em 3º lugar em sua categoria. Em agosto participou da Corrida K8, realizada pelos alunos de Educação Física da Unijales, e conquistou o 1º lugar na categoria atleta local. O interessante é que depois de correr os oito quilômetros dessa prova e receber a premiação, trocou de roupa e esperou pelo caminhão da Ecopav passar em frente ao local da prova e seguiu na sua jornada de trabalho.
Cheio de sonhos e esperança, Ivo literalmente corre atrás das oportunidades e no dia 5 de dezembro participou da XII Volta Internacional da Pampulha 2010, disputada em Belo Horizonte (MG).
Sozinho, foi de ônibus, depois de um dia de serviço, e entre os 13 mil inscritos classificou-se em 88º lugar. O percurso da preova foi de 18 quilômetros. O evento reuniu os melhores atletas nacionais e estrangeiros, e os corredores Barnabas Kosgei e Bornes Kitur, campeões da prova em 54min04 e 1h05, respectivamente, garantiram a hegemonia queniana pelo terceiro ano seguido
Também participaram os corrdorres brasileiros Franck Caldeira, Damião Ancelmo e João Ferreira de Lima, o João da Bota.
Ao voltar a Jales, foi direto para o trabalho. Para 2011 o corredor conseguiu um patrocínio da empresa em que trabalha e enquanto isso banca todas as suas despesas, “com meu salário pago aluguel, mando dinheiro para os meus filhos, compro meus tênis para treino e corrida e financio minhas inscrições e viagens. Não é fácil, mas tenho fé”, alegra-se.
Ivo de Jesus, mesmo sem saber, é exemplo para todos, mas ele ainda ressalta que deseja ser um espelho para os jovens e afirma “através da minha história e do meu desempenho, quero mostrar aos adolescentes que o esporte é um bom caminho a seguir e ele é capaz de curar muita coisa”.
Apesar do final do ano já ter chegado, Marroquino ainda não finalizou seus treinos e nem está descansando... No dia 30 de dezembro ele segue para São Paulo para correr a mais tradicional de todas as provas, a Corrida Internacional de São Silvestre que é realizada no último dia do ano. Para este ano está prevista a participação de mais de 20 mil pessoas para a corrida dos 15 quilômetros. Independente do resultado, Ivo de Jesus Pereira já é medalha de ouro para aqueles que o conhecem e acompanham sua determinação. *Ana Lucia Caparroz é jornalista,e assessora de imprensa da Unijales.

Comentários