PF realiza Operação Prestige contra o tráfico de drogas em Jales e região

A Polícia Federal de Jales deflagrou na manhã de segunda-feira, 22 de novembro, a “Operação Prestige” que teve por objetivo desarticular uma quadrilha de traficantes que agiam em Jales e região.

Foram apreendidos cerca de 600 gramas da droga crack, três embalagens “pinos” de cocaína, dinheiro e aparelhos celulares.
Corvo é o apelido do principal alvo da Operação.
A deflagração da Operação iniciou-se na tarde do domingo , 21 de novembro, quando policiais do Tático Ostensivo Rodoviário – TOR de São José do Rio Preto, sob orientação da PF de Jales prenderam em flagrante A.W.A.M., 28 anos, que viajava de ônibus da cidade de Mirassol com destino a Jales. Ele trazia consigo meio quilo de crack.
Segundo foi divulgado, a droga pertencia a E. A. J., 35 anos, conhecido em Jales como Corvo. Na tarde do domingo Corvo havia se deslocado até Mirassol, onde adquiriu a droga e a despachou através de A.W.A.M.
Assim que chegou à cidade de Jales, E.A.J., também foi preso em flagrante por equipe de policias federais e militares que o conduziram até a sede da PF de Jales.
O veículo Ford Fusion placa NGT-3517 de sua propriedade também foi apreendido. No veículo foram encontradas três embalagens conhecidas como “pinos” contendo cocaína em seu interior.
O nome da operação é uma alusão a um desastre ecológico ocorrido em 2002 na Costa da Galiza (Espanha) com um navio petroleiro chamado Prestige. A mancha de óleo está provocando a extinção dos corvos naquela região.
As investigações tiveram início há cerca de dois meses em razão de diversos relatos e denúncias de tráfico de drogas envolvendo Corvo. Durante a investigação a PF realizou diversas diligências que tinham como objetivo registrar imagens e fotos das atividades de tráfico de drogas em Jales.
Corvo, segundo a Polícia Federal, se utilizava de uma rede diversificada de colaboradores, constituída basicamente de menores de idade em situação de vulnerabilidade social, aliciados mediante a promessa de “status” perante outros adolescentes, dinheiro fácil e livre acesso a drogas.
As buscas pelo chefe do tráfico na região de Jales começaram no dia 15, depois da prisão de Edson José dos Reis, o Edinho do Big Plaza. Ele seria um dos principais fornecedores de droga de Corvo Edson foi preso em Fernandópolis, quando transportava meio quilo de crack.

A PF afirma que outras cinco pessoas estão envolvidas com a quadrilha.

De acordo com o delegado Vinícius Faria, segundo a imprensa divulgou, Corvo aliciava adolescentes para abastecer as bocas de fumo. “Os menores eram detidos com pequenas quantidades de drogas e liberados. Com isso, Ele sempre conseguiu escapar da prisão”, disse o delegado a imprensa.

Através destes adolescentes, Corvo revendia o entorpecente em alguns pontos da cidade, principalmente em postos de gasolina e praças públicas. Ele já havia sido flagrado pela Polícia Militar com drogas, porém, foi liberado, pois os menores assumiam a propriedade do entorpecente.

Cinco menores foram identificados pela polícia como sendo os colaboradores do esquema que Corvo coordenava. Durante a Operação Prestige, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas casas de adolescentes aliciados e em locais usados como pontos de distribuição de drogas.

Os presos foram levados para o Centro de Detenção Provisória – CDP de São José Rio Preto.

Comentários