Jales participa de curso sobre “Mediação Familiar”

Nos dias 22 e 23 de novembro, a rede de proteção social de Jales participou do curso de capacitação “Mediação Familiar: métodos de pacificação de conflitos”, ministrado pela professora. Rita de Cássia do Val Santos.
A iniciativa deste encontro partiu da equipe profissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Jales, subordinada à Secretaria do Desenvolvimento e Promoção Social, tendo em vista o trabalho realizado com famílias e a percepção dos conflitos que as envolve.
O conflito pode ser entendido através de duas vertentes: conflito intrapessoal (psíquico) e conflito interpessoal. No primeiro vivenciam-se conflitos internos e pessoais que fazem parte da constituição e natureza humana tais como expectativas, idealizações pessoais e exigências que podem ser contrarias as de outras pessoas, o que leva a nossa segunda vertente interpessoal. Em situações assim ambos os sujeitos, frustrados nos seus interesses podem vir a se tornar opositores inconciliáveis, potencializando os conflitos intra e interpessoais.
A mediação possibilita a percepção de que o conflito pode ser vivido como algo construtivo, levando o sujeito a desenvolver a capacidade de refletir, de transformar e aprender com a experiência, levando ao reconhecimento da existência do outro que pensa, sente, deseja e sofre tal como eu, mas diferente de mim. O mediador contribui com um olhar sobre o conflito, permitindo que os envolvidos o visualizem como um espaço de construção da autonomia de ambos.
A partir do exposto o CREAS convida a sociedade a pensar na importância da mediação de conflitos. Para tanto começa mobilizar-se na possibilidade de criar um núcleo de mediação familiar, construido na própria sede do CREAS.

Comentários