Fehosp vai reivindicar que governo cobre repasse Pró-Santa Casa dos municípios

Representantes de hospitais da região em reunião na Sta Casa
Os 64 hospitais filantrópicos da região de Votuporanga devem encaminhar na próxima semana um ofício para a Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo – Fehosp Regional de Votuporanga, que será direcionado ao Governo do Estado a fim de exigir a cobrança do repasse do programa Pró-Santa Casa dos municípios atendidos.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira,25 de novembro, pela manhã, durante reunião da Fehosp com representantes de 54 cidades da região que, em sua maioria, não recebem corretamente os 30% do valor do repasse do programa. “A Fehosp quer um retrato de todos os hospitais da regional para trabalhar em função deles. Cada hospital vai encaminhar um ofício a Federação com as reclamações para os governantes para melhorar as condições desses municípios”, explicou Rejane de Souza Gomes Tonani, representante da regional de Votuporanga da Fehosp.
Em 2010, das 16 cidades atendidas pela Santa Casa de Jales, 10 estão repassando parcelas do Pró-Santa Casa, sendo que apenas Dirce Reis e Paranapuã repassaram o total de 12 parcelas anuais . Aparecida d’ Oeste repassou cinco parcelas este ano, Aspásia foram duas parcelas, Marinópolis repassou três pagamentos, Palmeira d’ Oeste pagou 11 parcelas, Santa Albertina foram nove, Santa Salete já pagou sete, Santana da Ponte Pensa repassou 10 pagamentos e Vitória Brasil pagou sete parcelas.
Os municípios de Jales, Dolcinópolis, Mesópolis, Pontalinda, São Francisco e Urânia não fizeram nenhum pagamento referente ao programa em 2010. De acordo com o número de habitantes, somente a prefeitura de Jales teria que ter destinado 12 parcelas de 14,5 mil durante o ano.
“Por causa disso a Santa Casa deixou de arrecadar dos municípios atendidos e está tendo que arcar com as custas de pacientes que são moradores de cidades que não cumprem com o repasse do programa. Minha expectativa é que a Federação dos Hospitais ajudem a resolver esse problema junto ao governo do estado”, disse José Devanir Rodrigues, provedor do hospital. Após a reunião, Devanir Rodrigues aproveitou para apresentar as instalações do hospital aos participantes da reunião.

Comentários