Câmara Municipal realizou na quarta–feira primeira sessão plenária do Parlamento Jovem

                                           O vereador  jovem Marcos Miotto durante
                                                              a sessão plenária  
Por Analídia Muller
Com a presença de um bom público, principalmente de pais dos jovens que foram escolhidos para representar suas unidades de ensino no Parlamento Jovem e representantes da escolas, a primeira sessão plenária foi realizada nesta quarta-feira, 20 de outubro.

O presidente da Câmara Municipal, e autor do projeto instituindo o Parlamento Jovem, vereador Luis Especiato afirmou que essa é uma maneira de envolver o jovem de hoje na vida pública. “A intenção é criar um caminho para a participação dos estudantes nas discussões sobre as temáticas que envolvem a nossa sociedade, isso é algo difícil de acontecer”, afirmou ele.
Na abertura da sessão plenária a jovem vereadora Tainá Bello Hernandes, foi a escolhida para fazer o juramento no qual os jovens disseram fazer o melhor pela comunidade jalesense, ao jurarem que “prometo exercer, com dedicação e lealdade, o meu mandato, buscando promover o bem geral da população jalesense dentro das normas constitucionais”.
Na eleição para escolha dos membros da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, foi eleita como presidenta Jaline Kelen Albuquerque Dutra da Silva, vice-presidente: Shilas Kalléu da Silva, 1º secretária Mikaela Caroline Taquetto e 2º secretário Gabriel Prado Ferreira.
Foram diplomados como vereadores do Parlamento Jovem 2010: Gabriel Prado Ferreira - 6ª série - EE “Dom Arthur Horsthuis”; Isabela Bernardino da Silva - 8ª série - “Colégio XV de Abril” - Anglo; Jaline Kelen Albuquerque Dutra da Silva - 8ª série - EE “Profª Sueli da Silveira Marin Batista”; Luana Del Coli Galdino Rosa - 8ª série - “Colégio XV de Abril” - Anglo; Marcos Vinícius de Jesus Miotto - 7ª série - EE “Profª. Onélia Faggioni Moreira”; Mikaela Caroline Taquetto - 6ª série - EE “Juvenal Giraldelli”; Milena de Paula Farinelli de Lima - 5ª série - Escola Integrada “Rui Barbosa” - Objetivo; Shilas Kalléu da Silva - 7ª série - EE “Dom Arthur Horsthuis”; Tainá Bello Hernandes - 7ª série – EE “Dom Arthur Horsthuis” e Tainara Rodrigues Martins - 8ª série - EE “Dom Arthur Horsthuis”.
Durante a sessão plenária os jovens parlamentares apresentaram, debateram, votaram e aprovaram os projetos na pauta.
O presidente do Legislativo, Luis Especiato, afirmou que os projetos serão levados a votação para que se tornem leis. “Vamos passar todos os projetos por uma análise jurídica verificando se esses são constitucionais, se provocam despesas, pois a Câmara Municipal não pode criar despesas, e assim levar a votação para que os que atenderem aos requisitos sejam transformados em leis objetivando melhorias para Jales” disse ele.
A EE Profª Onélia Faggioni Moreira está em festa com a conquista do aluno Marcos Vinicius de Jesus Miotto, da 7ª série A, como um dos 10 alunos selecionados a fazer parte do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Jales.
A professora coordenadora Marysilvia R. Cavenaghi. Fiod, falando à reportagem da Folha Noroeste, disse que a criação do projeto Parlamento Jovem pelo vereador Luis Especiato “é muito importante, pois coloca o jovem frente ao protagonismo juvenil, um dos objetivos da proposta pedagógica da escola e do currículo”.
Ainda segundo Marysilvia Fiod, o projeto proporciona condições aos adolescentes “para que eles possam refletir sobre os problemas da cidade e intervir na melhoria dos mesmos, além de perceber o quanto é importante saber escolher sues representantes para servir a comunidade”.
Além da professora de História, toda a equipe escolar contribuiu para a construção do projeto do aluno Marcos Miotto, que propôs a instalação de um semáforo sonoro proporcionando às pessoas com necessidades especiais o direito de ir e vir com autonomia, a diretora da EE Profª “Onéfia Faggioni Moreira”, Cleusa Clemente Rondelli Sanches, salientou que “projetos como esse favorecem a motivação e o amadurecimento dos jovens, colocando-os frente aos problemas da sua comunidade e, aprendendo, desta forma, exercer e exigir os seus direitos de cidadãos ativos e participativos”.
Emocionado , o aluno Marcos Vinicius de Jesus Miotto, após o término da sessão plenária, disse à reportagem da Folha Noroeste, que considerou a experiência vivida como vereador “legal, bacana e enriquecedora porque aprendi o processo de como se faz um lei, desde o projeto até a aprovação”.


Marcos ladeado pela professora de História, Neide Maria e a coordenadora pedagógica Marysilvia Fiod
O aluno Marcos Vinícius com o pai Marcos AntonioMiotto, a mãe Marli Aparecida P. Poiati e a avó Aparecida Poiati.


Comentários