Escola Profª “Elide Aparecida Carlos’, de Urânia, participa do “Projeto Município Verde/Azul”

A Escola Professora “Elide Aparecida Carlos” desde ano passado está participando do Projeto Município Verde/Azul, com maior ênfase para este ano de 2010, com os alunos desenvolvendo várias atividades referentes a preservação do meio ambiente, e sendo preparados para assumir atitudes ambientais corretas, que segundo a direção da escola “ acreditamos que somente o poder transformador da educação será capaz de construir a sociedade sustentável do futuro”, disse a diretora da escola Elena dos Santos Dourado.

O primeiro semestre de 2010, a Escola Profª “Elide Aparecida Carlos” iniciou a campanha de coleta do óleo de cozinha para reciclagem, envolvendo os alunos nessa atividade. Como se sabe, óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.
O aluno Weslei Henrique Prado dos Santos, da 4ª série, foi o premiado na campanha , conseguindo arrecadar e entregar na escola, 22 litros de óleo de frituras.
Também foi trabalhado junto aos alunos nesse período, projetos como o Dia da Água, Conservação do Solo e do Meio Ambiente, além de estar sendo feito o estudo do livro “Criança Ecológica”.
Juntamente com a professora de Artes, Dercione Assis de Matos Oliveira , as professoras da 4ª séries, Vanderléia da Silva Nossa e Teresinha Fátima M. L. Chiovetti, fizeram maquetes com os alunos sobre meio ambiente e o ar poluído em comemoração ao dia do combate a poluição.
Portanto todos da equipe escolar, professores, funcionários e equipe gestora, ressaltou a diretora da escola Elena dos Santos Dourado “estão empenhados para que nossas crianças aprendam, se conscientizem e mudem seus comportamentos, valorizando um novo modo de vida, equilibrado com a natureza”.
O Projeto Município Verde/Azul de Urânia, está a cargo do interlocutor Rubens Nishi, que elogiou a iniciativa de todos os componentes da escola Profª Elide Aparecida Carlos, salientando que “nossa esperança é que esses ensinamentos que são repassados para os alunos sejam permanentes e possamos melhorar o nosso meio ambiente”.

Comentários