Votuporanga será sede de Diocese

Produtivo. Foi com esta palavra que o padre Gilmar Fernandes Margotto definiu a audiência com o núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, terça-feira em Brasília. Na ocasião, o bispo Dom Paulo Mendes Peixoto, da Diocese de São José do Rio Preto, e os padres Gilmar, Edemur José Alves e Carlos Rodrigues dos Santos entregaram o relatório sobre o município e região para a criação da Diocese de Votuporanga.

“Ele gostou dos projetos que apresentamos e fez algumas observações do que poderíamos ampliar as informações, como o colégio de consultores e a formação dos conselhos de presbíteros e econômico”, explicou. A previsão é que no próximo mês um novo diagnóstico seja entregue ao núncio.
Margotto disse ainda que o documento precisa da aprovação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. “Dom Lorenzo falou que analisaria com carinho e deu esperanças de que existe a possibilidade de Votuporanga ser diocese”, ressaltou.
Também foram entregues relatórios para a criação da Pastoral Diocesana e da Residência Episcopal, que seria na rua Alagoas. “A Pastoral terá capela, auditório, refeitório e salas de reuniões”, explicou padre Gilmar. O núncio examinará os documentos e, se acolher o pedido da criação, encaminha para o Papa Bento XVI.
A diocese contemplaria 25 municípios como Valentim Gentil, Parisi, Cardoso, Riolândia, Paulo de Faria, Orindiuva, Pontes Gestal, Américo de Campos, Álvares Florence, Cosmorama, Tanabi, Nhandeara, Floreal, Magda, Sebastianópolis do Sul, União Paulista, Turiúba, Macaubal, Buritama, Zacarias, Lourdes, Votuporanga, Planalto, Nova Luzitânia. Ainda de acordo com Margoto, a estimativa é que farão parte da diocese 250 mil fiéis.
Em fevereiro, o prefeito Nasser Marão Filho oficializou a doação de área de mais de 5,2 mil m² para a Diocese da Igreja Católica de São José do Rio Preto. A área fica no Jardim Residencial Monte Verde, entre a Rodovia Péricles Belini e Estrada Vicinal Nelson Bolotário.
Os proprietários proprietários, Antônio Thomazela e Antônio Benedito Malvas fizeram a doação diretamente para o Bispado, numa negociação intermediada pelo prefeito. Hoje, a Diocese de Rio Preto é responsável por 50 municípios e 97 paróquias. (Andressa Aoki, jornal a Cidade de Votuporanga)

Comentários

Postar um comentário