PróJovem Adolescente ajuda beneficiários do Bolsa Família

O programa ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pelo Governo Federal em parceria com a Secretária Municipal de Promoção Social, o Programa de Atendimento Integral à Família – PAIF e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Em entrevista, a orientadora social do ProJovem em Jales, Ivone Especiato, explicou como funciona o trabalho da equipe e quais são os jovens que podem participar do projeto.
O ProJovem atende adolescentes que recebem o benefício do Bolsa Família e tem de 15 a 17anos. A equipe conta também com a Sandra, facilitadora de oficinas do trabalho e Talles, da área de cultura, além de monitores. Os profissionais do CRAS, como assistente social e psicóloga, também participam da rotina do programa e podem ser chamados sempre que necessário.
A forma de trabalho com os jovens se divide em eixos de teoria: Meio Ambiente, Trabalho, Juventude, Esportes e Lazer e Serviços Socioeducativos. O maior objetivo do programa é fortalecer os vínculos do jovem com a família e a sociedade e criar uma base para o mercado de trabalho.
Os alunos freqüentam o ProJovem em horário inverso ao das aulas, três dias por semana com duração de 3 horas e meia por dia, com intervalo para o lanche que é servido pela equipe.
São desenvolvidas dinâmicas, estudo de temas transversais, há a exibição de filmes e discussão de temas que fazem parte do cotidiano dos jovens. Além disso, eles têm também aulas de artesanato, dança, teatro e capoeira.
Para mais informações, a sede do ProJovem Adolescente fica na Rua Jaçanã, S/nº (antigo posto de saúde da Cohab Dercílio Joaquim de Carvalho) ou falar com a Luzia, assistente social do ProJovem no CRAS pelo telefone 3632-6354.

Comentários