Peça educativa será vista por mais de 2.300 crianças

A Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Educação está trazendo para Jales o espetáculo “Calota e Gasolina”, encenado pela Companhia de Teatro GG Proarte, de Curitiba, cujo tema central é a conscientização sobre a importância de se respeitar as regras de trânsito.

As encenações irão acontecer na segunda-feira (23) e terça-feira(24), no Centro Cultural “Dr. Edílio Ridolpho” e o público alvo será as 2.380 crianças matriculadas nas escolas municipais de Ensino Fundamental, da 1ª à 4ª serie (5º ano), que, segundo a secretária de Educação, professora Elida Barison, já estão numa fase de poder assimilar as mensagens e repassá-las para os familiares. Para Elida, “a conscientização das crianças e o envolvimento com a comunidade através de ações na área de segurança do trânsito é uma prioridade para a administração municipal”.
O espetáculo mostra formas simples de contribuir para a segurança e alerta o público para atitudes que podem provocar acidentes no trânsito. De forma lúdica e divertida, serão trabalhadas diversas situações, como avanço de sinal, ingestão de bebida alcoólica, uso de celular na direção, pedestres desatentos e motoristas imprudentes. Segundo o diretor da peça, Gelson Schimanski, “o espetáculo apresenta informações claras a respeito das regras de trânsito, segurança do pedestre e valorização da vida”.
Ele explicou que, como complemento às regras apresentadas durante a encenação, os professores receberão uma cartilha para tirar dúvidas, ampliar a discussão e continuar o trabalho educativo em sala de aula. Gelson esclareceu ainda que a peça começou a ser encenada em 2004, e, desde aquela data, o grupo já percorreu mais de 540 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, atingindo cerca 2.700 escolas e um público de aproximadamente 880 mil pessoas.
A peça “Calota e Gasolina” tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio da Perkons e da Volvo. A Perkons é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de fiscalização eletrônica e gestão de trânsito. Para o diretor de marketing da Perkons, José Mário de Andrade, “as crianças são pedestres hoje e motoristas em breve, por isso é importante que cresçam com a consciência de que é necessário respeitar as regras de trânsito”.
Já a Volvo do Brasil é uma empresa de transportes, com sede em Curitiba, que há mais de 20 anos desenvolve o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), o maior programa dessa natureza no país. “Através dessas ações, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes da importância de se adotar comportamentos seguros no trânsito”, explica a coordenadora do programa da Volvo, Anaelse Oliveira.
No total, o espetáculo será encenado seis vezes no palco do nosso Teatro Municipal. Na segunda-feira (23), serão três sessões, às 8h, 9h e 14h30m, para os alunos das escolas “Alberto Gandur”, “Eljácia Moreira” “Elza Pirro Viana” e “Maria Olympia”. Na terça-feira (24), em mais três sessões, nos mesmos horários, será a vez dos alunos das escolas “Iracema Pinheiro Candeo”, “João Arnaldo”, “Jacira de Carvalho”, “Juvenal Giraldelli” e “Oswaldo Soler” assistirem a peça.

Comentários