Inscrições para a 1ª edição do Parlamento Jovem da Câmara de Jales estão abertas

A Câmara Municipal de Jales abriu inscrições para a primeira edição do Parlamento Jovem, que nesse ano será constituído por estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. O Parlamento Jovem foi instituído pela Resolução nº 007/2009 e seu principal objetivo é proporcionar aos jovens alunos a experiência do exercício efetivo da cidadania e da democracia, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício do mandato.

O Parlamento Jovem vai oferecer a oportunidade aos estudantes de interagir nas discussões que permeiam a sociedade jalesense por meio da elaboração de projetos de lei.
A seleção dos parlamentares jovens será realizada com base em projetos apresentados levando-se em conta a pertinência em relação aos temas do partido, respeito à forma do projeto de lei, correção gramatical, concisão e clareza, originalidade e exiquibilidade.
Os candidatos deverão escolher entre 10 partidos para apresentar suas propostas: Agricultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes e Cultura, Habitação, Juventude, Meio Ambiente e Saúde. O Parlamento Jovem é um instrumento valioso para que os estudantes busquem soluções criativas para estes problemas.
O manual do Parlamento Jovem 2010 e a ficha de inscrição já estão disponíveis no Portal da Câmara Municipal de Jales (www.camaradejales.sp.gov.br), no link Parlamento Jovem.
O material também foi distribuído para as nove (9) escolas, públicas e particulares do município pelo próprio presidente da Câmara, prof. Luis Especiato, que é o autor do projeto que instituiu o Parlamento Jovem.
Os projetos de lei elaborados pelos alunos deverão ser entregues de 1º a 15 de setembro. De 16 a 30 de setembro, os projetos serão analisados pela Comissão Executiva Parlamento Jovem 2010, constituída pelos vereadores: Aracy de Oliveira Murari Cardozo (presidente), Salatiel Souza de Oliveira e Sérgio Yoshimi Nishimoto.
A partir de 1º de outubro serão divulgados os nomes dos 10 vereadores jovens que vão participar da sessão plenária na Câmara Municipal, no dia 20 de outubro de 2010. Ao final da sessão, será sorteado um Notebook entre os 10 vereadores jovens.
Os projetos de lei aprovados pelos vereadores jovens poderão virar Lei Municipal. A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa da Câmara Municipal irá analisar a matéria de cada projeto aprovado e havendo viabilidade da sua apresentação e aplicação será oficialmente colocado em discussão no Poder Legislativo e votado para que possa virar Lei.
O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, professor Luis Especiato, “há grande expectativa para que tenhamos a participação de todas as escolas do município”.
Ele explicou que “é importante que os jovens compreendam o significado da representação e a vivência do processo democrático para que no futuro próximo, contribuam para o pleno desenvolvimento da nossa comunidade. A educação política dos jovens estudantes é um processo que deve extrapolar os bancos escolares, desenvolvendo a capacidade de vocação política”.

Comentários