Curso ensina processamento artesanal de carne aos suinocultores de Urânia

Pequenos produtores e trabalhadores rurais do município de Urânia participaram de 18 a 20 de agosto de um treinamento para processamento artesanal de carne suína, realizado no Centro de Convivência do Idoso do Município.

O treinamento é decorrente de uma parceria entre Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Faesp/Sindicato Rural de Jales, juntamente com a Casa da Agricultura de Urânia e a Camu – Central das Associações do Município de Urânia.
O curso com duração de 32 horas, foi ministrado por Antonio Fernando Bertolloto, com participação de 19 produtores rurais, na maioria criadores de suínos para o próprio consumo, que puderam presenciar desde os tipos de cortes, identificação das principais peças de carnes mais valorizadas no mercado até o processamento artesanal e seu armazenamento.
Entre os produtos preparados, os participantes produziram diversos tipos de lingüiças como: calabresa, portuguesa, toscana, paio, codeguim, salames, tender, presunto, couro, queijo de porco, copa do lombo, pururuca e torresmo.
O evento contou ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Donizete Mussato, diretor da CATI-Regional de Jales Luiz Pedrão, presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candeo e do prefeito municipal Francisco Airton Saracuza, que parabenizou os cursantes que poderão suprir o baixo rendimento do aproveitamento da carne suína com a produção de seus derivados com qualidade e consequentemente na obtenção de agregação de valor do produto, visando sua comercialização e retorno financeiro.
No encerramento do evento, foi montado uma mesa com todos os produtos fabricados e uma saborosa feijoada para degustação dos participantes e convidados.

Comentários