26ª Romaria Diocesana de Jales

Neste domingo, estaremos realizando a 26ª. Romaria Diocesana. Desta vez a romaria reencontra sua finalidade primordial, de celebrar a história e a vida da diocese, recordando sua caminhada e invocando a bênção de Deus para continuar sua missão. Neste domingo, que coincide com o aniversário da Diocese, estaremos celebrando seu jubileu de ouro, recordando a instalação da Diocese há 50 anos, no dia 15 de agosto, festa de Nossa Senhora da Assunção. Com Maria celebramos nossa História!

A primeira romaria foi realizada em 1985, por ocasião do jubileu de prata da Diocese. Daquela vez o jubileu contou com a celebração eucarística no dia 15, com a presença de todos os bispos da Província. Em seguida, no domingo dia 18 de agosto foi realizada a primeira romaria, com a caminhada trazendo o cruzeiro de fundação da cidade de Jales, que no final foi reimplantado ao lado da catedral, em momento emocionante de recordação do passado, revivido pela multidão que lá se encontrava.
Terminada a implantação do cruzeiro, o bispo perguntou ao povo se queria voltar no próximo ano. Foi unânime e espontânea a pronta adesão de todos. De tal modo que ficou muito clara a determinação do povo de realizar a romaria em cada ano, por ocasião do aniversário da diocese, com uma caminhada culminando aos pés do cruzeiro, como tinha acontecido daquela primeira vez.
Quando se aproximou de novo o aniversário da diocese, ficou no ar a pergunta se era de fato para realizar de novo a romaria. Diante de dúvidas que alguns apresentavam, ficou decidido de realizar, de vez, a romaria, para comprovar se de fato o povo viria ou não. E para não prejudicar as celebrações próprias da paróquia da catedral, ficou decidido que a romaria fosse adiada um pouco, para se realizar no último domingo de agosto.
Qual não foi a surpresa de todos, vendo que o povo comparecendo em número ainda maior do que no ano anterior. Então, ficou de uma vez por todas definido que em cada ano a diocese iria promover uma romaria, sempre no domingo mais próximo ao dia 15 de agosto, quando a data não coincidisse com o domingo.
E assim foram se sucedendo as romarias, cada ano como um tema especial, assumido a partir das principais intenções da Igreja em cada ano.
Assim as romarias se tornaram um ótimo instrumento de pastoral, para celebrar a história da diocese, para expressar nossa unidade, e para cultivar a comunhão com a Igreja, assumindo cada ano suas grandes intenções.
Pelas romarias a diocese foi também incentivando a formação de grupos de famílias, através dos subsídios elaborados pela diocese em cada ano, possibilitando assim o fortalecimento das comunidades e a sintonia com a diocese.
Olhando agora os temas das romarias, podemos recuperar a memória da caminhada da diocese. Em 1986 seu lema foi: Chamados a ser povo de Deus. Em 1987 Chamados a ser cristãos. Por estes dois primeiros temas percebemos a intenção da diocese de sintonizar as romarias com a dimensão vocacional do mês de agosto.
Aos poucos as romarias foram contando com uma encenação do Evangelho, que se tornou tradicional, e se transformou num dos momentos mais aguardados pelo povo, junto com os símbolos do ofertório e as bênçãos no final.
Momentos muito intensos foram vividos por ocasião da celebração do jubileu do milênio, com os seus três anos de preparação. Em 1997 o lema foi Com Maria na estrada de Jesus. Em 1998 Com Maria Guiados pelo Espírito Santo. Em 99 Com Maria caminhamos para o Pai. E no ano dois mil Com Maria glorificamos a Trindade.
As romarias passaram assim a integrar a vida da diocese, como momentos propícios de cultivo de sua unidade, como expressão de comunhão com a Igreja, e como ótimo instrumento de formação pastoral.
Com a romaria deste ano, bem no aniversário da diocese, no dia do seu jubileu de ouro, a Diocese agradece a Deus por tantos momentos de fé que as romarias nos proporcionaram, e manifesta a esperança de continuar sempre com sua graça a guiar os passos da diocese.
O jubileu de ouro da diocese
Estamos às vésperas de um aniversário muito especial de nossa diocese. No domingo ela completa 50 anos de existência. Para celebrar esta data singular, vamos realizar nossa 26ª. Romaria diocesana, em caminhada que vai nos reunir em torno do cruzeiro de fundação da cidade, na praça da catedral, para lá fazermos nossa solene ação de graças pelos 50 anos de vida de nossa diocese.
Desta vez contaremos com a presença dos bispos da Província, que decidiram fazer sua reunião em nossa diocese, para participar da celebração do seu jubileu de ouro.
Cada comunidade terá a sua representação simbolizada pelas bandeiras dos municípios, que serão apresentadas no palco, no final da encenação, que vai simbolizar o surgimento da Igreja a partir da ressurreição de Cristo, simbolizada na bonita história da comunidade de Antioquia.
A celebração contará com três momentos fortes. No início será acolhida a imagem peregrina, que neste ano jubilar percorreu todas as comunidades da diocese. Será o momento também de acolher os bispos da província e todos os romeiros para a celebração do jubileu da diocese.
Depois haverá o momento especial da valorização das comunidades da diocese, no final da encenação, com a apresentação das bandeiras dos municípios, e dos símbolos próprios de cada comunidade, recordando o jubileu das comunidades, celebrado neste ano no dia de pentecostes.
No final da romaria, será o momento de destacar o plano de pastoral da Diocese, através de balões coloridos, trazendo o nome dos dois eixos centrais do plano, a Formação e a Missão, e o nome das pastorais, movimentos e organismos da vida da diocese, que depois das bênçãos serão largados para serem levados ao espaço.
A romaria procurará recolher os momentos intensos e bonitos que foram acontecendo ao longo deste ano jubilar, que vai se concluir com a romaria de amanhã.
As diversas tarefas para o bom andamento da celebração já foram distribuídas entre os diversos setores da diocese.
Tudo está pronto para revivermos amanhã a instalação da diocese, ocorrida 50 anos atrás. Daquela vez, tudo era esperança. A Diocese tinha sido criada apostando no futuro. Não havia ainda catedral, a própria cidade de Jales tinha apenas 18 anos de existência, tudo era muito precário, mas havia a esperança de que a diocese pudesse consolidar sua organização, e cumprir sua missão de congregar em Igreja de Cristo o povo da vasta região compreendida pelo seu território.

Chegou agora o momento de louvar a Deus por ter sustentado a diocese ao longo destes 50 anos, e confiar em suas mãos o futuro que temos pela frente, com os desafios que a realidade continua apresentando para a Igreja. O exemplo de fé e de esperança dos fundadores da diocese, serve de estímulo para fazer da celebração do jubileu um solene compromisso de levar adiante a vida e a missão da Diocese, com seus propósitos expressos no plano diocesano de pastoral, elaborado ao longo do ano jubilar, e que ficará como marco especial a servir de referência para a continuidade da diocese.

Com Maria celebramos nossa História. Todos convidados para a romaria diocesana. Todos chamados a celebrar com alegria e gratidão o jubileu de ouro da diocese.

“Venham todos, é o Pai quem convida!” Vamos agradecer a Deus os 50 anos de nossa diocese. Vamos invocar a proteção de Maria e as bênçãos de Deus para todos os romeiros. Vamos confiar nas mãos de Deus o futuro de nossa diocese.

Com Maria celebramos nossa História. Até amanhã, na praça da catedral!

Comentários