XI FEACOOP – Semeando sustentabilidade para colher os melhores negócios

A Coopercitrus já iniciou os preparativos para a décima primeira edição da FEACOOP (Feira de Agronegócios Coopercitrus), que acontecerá no período de 11 a 13 de agosto, das 8h às 18h, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), em Bebedouro, SP.
O agronegócio é a principal atividade econômica do Brasil, país com o maior potencial agrícola do mundo. No entanto, para que o setor mantenha sua força, é preciso estar atento e consciente à nova realidade mundial e aos conceitos de sustentabilidade.
A FEACOOP 2010 terá como tema um assunto que vem sendo discutido mundialmente e que abrange todos os níveis de uma organização: a sustentabilidade. Conceito que engloba o planeta como um todo, visa a gerar o melhor para as pessoas, empresas e ambiente e se relaciona com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Atuação sustentável da Coopercitrus - É dever de cada cidadão preocupar-se com a realidade e proporcionar benefícios para o próximo. E na incansável busca por esse “cidadão consciente”, a Coopercitrus mostra que além de ser uma cooperativa com números sólidos, tem como principal meta consolidar um forte sistema tendo em vista a preocupação com as condições sociais, ambientais e culturais a partir de seu modo de atuação exemplar em seus 34 anos de existência seguindo os princípios cooperativistas. Para a Coopercitrus, é fundamental preencher suas necessidades e ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
Para ser sustentável, cada empreendimento deve atender a quatro requisitos básicos: b Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Isto significa que é necessário atender as necessidades da sociedade atual sem afetar as futuras gerações. Esta é uma atitude responsável e sustentável. Assim tem sido a atuação da Coopercitrus há 34 anos.
A diretoria da Coopercitrus prioriza o desenvolvimento econômico sustentável da Cooperativa, de maneira que nem os cooperados, nem a Cooperativa, nem o planeta e a sociedade sejam prejudicados. Esta gestão sustentável só é possível quando se encontra um equilíbrio entre os objetivos econômicos, financeiros, ambientais, sociais e culturais.
A Coopercitrus se orgulha de estar inserida no conceito de sustentabilidade, muito antes deste termo ser tão difundido como atualmente.
Colhendo os melhores negócios - A FEACOOP é realizada num período do ano que dá aos produtores rurais a chance de se programar para iniciar suas atividades para a próxima safra, adquirindo os insumos necessários para suas atividades e as máquinas adequadas para operações em suas lavouras.
Mais de 140 empresas participarão do evento, oferecendo aos visitantes condições de negociações exclusivas para a Feira.
As empresas fornecedoras de máquinas e implementos agrícolas, sementes e produtos veterinários participam na área de exposição, com estandes para divulgar seus produtos. Os bancos também terão sua área específica, para agilizar os processos de financiamento e repasse de crédito aos cooperados. Já os fornecedores de insumos agrícolas atuarão apenas com as propostas de negócios, sem estande na feira.
Na área de negócios, os cooperados poderão contar com toda a comodidade para realizar suas compras. Os profissionais dos setores de insumos agrícolas e concessionárias de máquinas e implementos, com o apoio da equipe do Departamento Financeiro, estarão lá para atender os produtores e agilizar as negociações. “Estamos às vésperas da XI FEACOOP, numa fase de grandes preparativos, principalmente na área de negócios, que é o objetivo principal do evento. Com a economia voltando ao seu curso normal, as commodities também voltam a ser negociadas sob regras dos mercados, períodos de altas e de baixas, assim como também volta à normalidade as cotações dos insumos agrícolas, das máquinas e demais acessórios de produção, além dos financiamentos, que garantem a produção e comercialização de safras. Acrescente-se a isso, e de maneira especial, a recuperação do preço da laranja, ocorrido nos últimos 2 meses. Todos esses fatores e mais a ocasião propícia em que a FEACOOP acontece, dá-nos a certeza de que essa XI FEACOOP será um grande evento de negócios”, diz o presidente da FEACOOP e vice-presidente da Coopercitrus, João Pedro Matta.
João Pedro comenta que a próxima FEACOOP tem tudo para ser uma feira de negócios com grandes resultados, capazes de superar as edições anteriores. “As duas últimas edições da Feira foram realizadas em situações atípicas para a economia de modo geral e para o agronegócio em particular. Na FEACOOP de 2008, a economia mundial estava entrando em crise, com todas as consequências que essa situação cria e na última FEACOOP a economia estava saindo dessa situação de dificuldades econômicas, mas ainda sofrendo seus efeitos. Mesmo assim, as duas Feiras atingiram plenamente seus objetivos. Bons negócios para todos os segmentos envolvidos, mas sempre focando o cooperado”, explica.
Cenário favorável para mercado de máquinas e implementos - O mercado de máquinas agrícolas vive a expectativa de atingir bons índices de negócios no evento. Motivos para se acreditar nisto não faltam: o setor citrícola está reagindo e o setor da cana-de-açúcar continua em expansão. “Minha expectativa pra próxima FEACOOP é positiva. O cenário está favorável para a citricultura, os preços estão compatíveis com o custo de produção, estou sentindo bons negócios para a citricultura para os próximos 3 anos. Acredito que os próximos anos darão ao citricultor uma certa estabilidade pra ele poder investir, renovar suas máquinas, renovar seus pomares. Para cana, etanol, açúcar, vejo um mercado em expansão, as tendências no mercado sucroalcooleiro são animadoras, os grupos grandes estão incorporando os menores, e isso também abre espaço para a Coopercitrus. Enfim, o cenário está bastante favorável em diversos aspectos e é uma tendência que vem se mantendo desde o início do ano”, diz José Geraldo da Silveira Mello, gerente do departamento de máquinas e implementos da Coopercitrus.
A principal novidade nesta FEACOOP é que a Valtra oferecerá test drives com tratores, implementos e colheitadeiras. Na linha de tratores, os testes são feitos nos modelos BH205I, BT150, BT210 e A650. Já na linha de colheitadeiras, são disponibilizadas para testar as colheitadeiras BC4500 e BC6500.
A Valtra colocará em exposição durante a FEACOOP a sua nova linha de tratores BT HiSix, desenvolvida para clientes que buscam alta tecnologia e produtividade, categoria onde a empresa é líder de mercado e de vendas. São quatro novos modelos a integrar o portfólio: o BT150 (150cv), BT170 (170cv), BT190 (190cv) e BT210 (210cv). Os lançamentos apresentam novo design de carenagem, que, aliado ao capô escamoteável, oferece maior facilidade das manutenções periódicas, além de melhor ângulo de visão para o operador.
Outra novidade que estará no estande da Valtra é o novo modelo de Colheitadeira Axial, a BC 6500, da Série 500, que tem como principal diferencial a disposição da tecnologia axial em um modelo mais econômico. A colheitadeira é destinada às médias propriedades, especialmente para agricultores que buscam melhorar a qualidade final da sua colheita por meio de um processo de trilha eficiente e que garante o menor índice possível de quebra de grãos.
A Valtra levará também para a FEACOOP os novos modelos da Série A, o A550 (50cv) e o A650 (65cv).
Ocorrerá também o encerramento da campanha Coop 100, plano realizado pela concessionária Valtra do Brasil, Consórcio Nacional Valtra e rede de concessionárias Coopercitrus, que consiste numa condição limitada a 100 cotas de consórcio, em que cada cooperado que adquiriu uma das cotas concorre a um carro 0 km que será sorteado durante a realização da FEACOOP. O cooperado concorre ainda a uma moto, que será doada para uma instituição de sua escolha. Durante a FEACOOP será lançado o Coop 100 2.
Diversas outras empresas do setor de implementos levarão novidades para a FEACOOP. Algumas delas são: Turboatomizamodor Bilateral – Arbus 2000 Tower e Arbus 4000 Tower, da empresa Jacto; Adubador de Cana – Adubador de Discos 2500 A e Adubador de Discos 1250 H, da empresa DMB; Carreta Graneleira Reboque Ninja 16000, da empresa Stara e Roçadeira Ecológica 3,10 mts com 3 multiplicadores e 3 conjuntos de roçadores, modelo RC2 E 3100 T, da empresa Marchesan.
Outras empresas também estarão na FEACOOP apresentando novidades em implementos agrícolas.
Altas expectativas para o setor de insumos - Os agricultores poderão adquirir insumos agrícolas sob preços mais acessíveis do que os praticados no mercado. Os fabricantes do setor concorrem entre si, ofertando insumos agrícolas sem saber quais serão os preços oferecidos pelos seus concorrentes. Desta maneira, os produtores terão não só diversificação de produtos, mas opções de preços para escolher o que lhes for conveniente.
Os cooperados, produtores de grãos e de café, também terão a opção de troca de suas produções por insumos, como aconteceu nas edições anteriores. Para isso, poderão procurar os profissionais da Coopercitrus e se informar sobre como realizar a operação, além de saberem mais sobre mercado físico e futuro e ter assistência técnica.
“Minha expectativa para a próxima FEACOOP, sem dúvida, é das maiores, principalmente em razão do reaquecimento do mercado de citros, no qual o preço pago pelas indústrias na caixa de laranja é quase três vezes maior em relação à última FEACOOP. Além disso, é preciso ressaltar que, em razão dos baixos preços pagos pela caixa de laranja, nos últimos anos os citricultores não vinham tratando seus pomares como deveriam O setor canavieiro também está bastante motivado e os preços do café tiveram uma significativa melhora. Isso sem falar em diversas outras culturas, para as quais a FEACOOP também oferece boas condições. Tudo indica que a procura dos produtores rurais por defensivos e fertilizantes será significativamente maior do que nos anos anteriores”, diz Jair Guessi, gerente do departamento de insumos da Coopercitrus.
As instituições bancárias e a Credicitrus também participam do evento com propostas especiais de financiamento agrícola para os cooperados adquirirem produtos.
Vale Vantagens FEACOOP - A XI FEACOOP traz uma novidade inovadora com benefícios imperdíveis para os cooperados. Eles receberão, mediante mala direta, um vale cupom, que poderá ser trocado durante a Feira, por um vale-brinde. Com este vale, o cooperado poderá ser contemplado com descontos em compras durante a Feira nos valores de R$ 1.000, R$ 500,00, 200,00 e R$ 100,00 ou brindes e produtos dos expositores da FEACOOP. Somente os cooperados que visitarem a Feira poderão usufruir desta oportunidade.
Promoção Relâmpago FEACOOP - Outra novidade será uma ação promocional direcionada também exclusivamente aos cooperados que visitarem a XI FEACOOP. Em alguns períodos do dia serão anunciadas, durante a programação da Rádio FEACOOP, promoções imperdíveis com preços exclusivos para os visitantes da Feira. Assim que anunciadas as promoções, os cooperados interessados devem dirigir-se ao estande da empresa que está oferecendo a promoção ou à área de negócios. A promoções acontecerão no período das 10h00 às 11h30 e das 13h00 às 15h30.
Pit Stop - Com o objetivo de movimentar a visitação nos estandes cobertos da XI FEACOOP, os organizadores da feira vão repetir o Pit Stop do ano passado. Cada cooperado receberá uma cartela ao entrar no recinto, percorrerá os estandes da área coberta para pegar um adesivo e concorrerá a vários prêmios durante os três dias de feira.
TRR - O TRR (Transportador Revendedor Retalhista) também estará presente na FEACOOP com um estande onde os cooperados receberão informações sobre entrega e armazenagem de combustíveis nas propriedades rurais. O Transportador Revendedor Retalhista (TRR) da Coopercitrus é um serviço bastante conhecido por todos os cooperados. Entrega óleo diesel diretamente na propriedade dos cooperados e possui logística dinâmica para fornecer combustível em no máximo 24hs depois que o cooperado realiza seu pedido.  Um dos serviços disponibilizados pelo TRR durante a FEACOOP é a venda, com condições especiais, de tanques para armazenamento de óleo diesel nas propriedades rurais e bombas.

Comentários