MEC DIVULGA RESULTADOS DO IDEB 2010

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JALES COMEMORA RESULTADOS

E.M.PROFª MARIA OLYMPIA BRAGA SOBRINHO – 7.8
E.M.PROFª ELJÁCIA MOREIRA- 7.6
E.M. PROFª JACIRA DE CARVALHO DA SILVA- 6.1
MÉDIA DA REDE MUNICIPAL DE JALES- 7.1

Quando em todo país, somente 5,7% das escolas públicas do ensino fundamental conseguiram alcançar 6 pontos no IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação ), meta para 2021, as escolas municipais de Jales continuaram crescendo nas avaliações externas, alcançando posição de destaque no cenário regional, estadual e nacional. O IDEB foi criado em 2005 para acompanhar a evolução das escolas e do aprendizado do alunos e é calculado a cada dois anos. Desde quando o índice começou a ser medido, as escolas municipais de Jales vem alcançando ótimos resultados, superando as metas traçadas pelo Ministério da Educação. A professora Elida Barison, secretária municipal de Educação, destacou que “Jales vem obtendo índices crescentes desde 2005, quando a avaliação começou, demonstrando uma evolução contínua”. Para ela, essa evolução é resultado de fatores como o comprometimento dos professores e gestores das escolas municipais, a motivação dos alunos e o estabelecimento de metas definidas para a Educação.

Para Eliana Márcia Magri de Souza, diretora da E.M.PROFª MARIA OLYMPIA BRAGA SOBRINHO, uma das escolas mais bem avaliadas do Estado de São Paulo, estar no topo da classificação do município é gratificante e isto deve-se, entre outros motivos, ao trabalho em equipe, a participação efetiva dos pais e à pouca rotatividade do corpo docente e gestor, o que permite aos alunos e familiares criarem vínculos com os professores.
Na E.M.PROFª ELJÁCIA MOREIRA a diretora Vilma Pinheiro de Azevedo Agostinho aponta o excelente resultado ao acompanhamento pedagógico da equipe gestora, ao processo de formação continuada de docentes e servidores, ao material didático pedagógico utilizado pelos docentes/alunos, ao laboratório de informática com lousa digital, ao acervo de livros e ao trabalho incansável de todos, assim como a dedicação dos alunos.
Na E.M. PROFª JACIRA DE CARVALHO DA SILVA onde foi realizado um trabalho pontual e diferenciado visando melhorar o IDEB da escola que era de 5.3, a média 6.1 veio contemplar o esforço de todos e colocar a escola no patamar daquelas tidas como melhores no Brasil. Mara Regina Batista Abdallah, diretora da escola, está otimista e enfatiza que a nota estimulou a equipe para continuar o trabalho. O empenho dos docentes, o controle rigoroso da freqüência escolar, as aulas de reforço/ recuperação de alunos e a contratação de estagiárias foram ações importantes para o crescimento do IDEB da escola.
Para o prefeito Humberto Parini, os índices vieram reafirmar a qualidade da educação na rede municipal e a certeza de que vale a pena priorizar e investir recursos e esforços na Educação. Parabeniza professores, diretores, coordenadores, funcionários e alunos pelo excelente trabalho que realizam, resultando em índices elevados no SARESP e IDEB.
Escola                                                 IDEB 2005 IDEB 2007 IDEB 2009
E.M.Profª Maria Olympia                    6.4                 7.2               7.8
E.M.Profª Eljácia Moreira                    6.1                 7.1              7.6
E.M.Profª Jacira de Carvalho               4.9                 5.3               6.1
Média do Município                             5.8                 6.5                7.1
FONTE: MEC/INEP
MUNICÍPIO ( MÉDIA ) IDEB 2009
Jales 7.1
Fernandópolis 6.1
Santa Fé do Sul 6.0
Votuporanga 6.4
São José do Rio Preto 5.9
FONTE: MEC/INEP

Comentários