Gabriel Chalita foi palestrante no IV Encontro Regional de Educadores

O professor e vereador paulistano Gabriel Chalita participou nesta sexta-feira, 30 de julho, do IV Encontro Regional de Educadores, de Jales, com o tema central “Educação e Modernidade”. Para Chalita a escolha desse tema é bastante oportuna, já que acredita que, apesar das rápidas mudanças no mundo globalizado, “a melhor maneira de ensinar é por meio da valorização das individualidades e do exercício de se doar para promover aprendizagem”.

Outro alicerce para uma educação moderna é, sem dúvida, a valorização do educador.
Em sua gestão na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2002 a 2006), Gabriel Chalita priorizou a valorização do magistério. “Desenvolvemos algumas ações neste sentido, porque tenho consciência de que o professor é quem faz a escola, é ele quem faz a educação. Fizemos concursos para contratação de novos professores, conseguimos aumento salarial de 40% para os ativos e 25% para os inativos, e implantamos o bônus salarial de R$ 1.200,00 até R$ 10.000,00. Mas cuidamos também de outras iniciativas importantes, como a capacitação e a formação continuada”, lembrou.
Neste encontro, o professor Chalita falou sobre “Educação Empreendedora”. O empreendedorismo, fundamentado na relação educador-aluno, procura no cotidiano – fora do espaço físico da sala de aula-, encontrar os conteúdos e ferramentas necessários para a concretização do saber prático, levando o indivíduo a enxergar situações com as quais não se depararia no processo de aprendizagem.
O Encontro – O IV Encontro Regional de Educadores teve uma extensa programação. Cerca de 600 profissionais participaram do evento, entre secretários municipais de Educação; diretores e vice-diretores de escola municipal; coordenadores pedagógicos; professores de educação infantil, ensino fundamental, educação especial e educação de jovens e adultos vindos das cidades de: Aparecida d’Oeste, Aspásia, Dolcinópolis, Dirce Reis, Estrela d’Oeste, Jales, Marinópolis, Mesópolis, Nova Canaã Paulista, Palmeira d’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Populina, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco e Urânia.
Segundo a organização do encontro, a escolha do tema “Educação e Modernidade” se deve à necessidade de se desenvolver, nos professores, novos olhares na Educação, pois a modernidade na educação pede não só um novo olhar para o aluno como também um outro olhar para o papel das novas tecnologias, as quais vem se somar aos atores coadjuvantes tradicionais: família, televisão, religião.

Comentários