FolhaGeral

Natal

Preocupados com a lentidão das obras da chamada revitalização do centro, os comerciantes do quadrilátero central trataram de levar, na semana passada, suas inquietações à Associação Comercial e à Câmara Municipal. Previstas para terminar em 120 dias, as obras caminham a passos de tartaruga e, passados mais de 60 dias do início dos serviços, a empresa responsável não conseguiu concluir nem o primeiro dos quatro quarteirões incluídos na repaginação. Os mais preocupados são os comerciantes do quarteirão onde está localizada a filial das Casas Bahia: eles calculam que, no ritmo atual, as obras vão chegar àquele quarteirão no final do ano, em plena temporada natalina.
Cutucando
O presidente da Associação Comercial, Wayner Pedrosa, esteve no rádio para falar da preocupação dos comerciantes e aproveitou para, mais uma vez, cutucar a administração municipal. Wainer repetiu que o projeto de revitalização implementado pela Prefeitura não tem nada a ver com o projeto original, aprovado pelos comerciantes. Já o presidente da Câmara, Luís Especiato, preocupado com eventuais desgastes para a administração que ele defende, cuidou de esclarecer que já pediu explicações ao prefeito Parini sobre as providências que a Prefeitura estaria tomando para acelerar as obras.
Turnê
Neste sábado, os holofotes da mídia nacional deverão estar voltados para nossa pequena urbe, por conta da turnê jalesense promovida pela troupe da candidata Dilma Roussef. Além da presidenciável, apenas Michel Temer e Aloizio Mercadante são citados nominalmente no convite distribuído pelos diretórios locais do PMDB e do PT. Apesar de assinar o convite para o evento, o PT local parece ser um mero coadjuvante. Na convocação que está fazendo aos companheiros petistas, o presidente estadual do PT, Edinho Silva, de Araraquara, deixa claro que o evento é um Encontro Estadual do PMDB, ou, se preferirem, um Ato do PMDB em apoio a Dilma e Cia.
Ciúme
O convite não diz, mas a candidata ao Senado, Marta Suplicy, também deverá dar o ar de sua graça por aqui. Resta saber se ela virá acompanhada de seu novo namorado, o empresário Márcio Toledo, atual presidente do Jockey Clube de São Paulo. O moço, que em outros tempos andou flertando com o PSDB, parece ter conquistado o coração de dona Marta, mas, segundo consta, ainda vai demorar muito para arrebanhar a confiança dos petistas mais ciumentos.
Blog do Noblat
O colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat, anotou em seu blog que a visita de Dilma Roussef a algumas cidades do interior paulista, como São José do Rio Preto, Bauru e Jales, teria como objetivo ampliar sua presença no Estado de São Paulo, tradicional reduto tucano. Segundo o blogueiro, “as três cidades tem em comum o fato de Dilma estar perdendo, por vinte pontos percentuais, para Serra”. Não se sabe de onde o inteirado Noblat tirou a informação de que o PT estaria perdendo de goleada em Jales, mas, de acordo com a nota postada em seu blog, a intenção dos petistas é diminuir essa diferença para 10 pontos antes do início da propaganda eleitoral na TV.
Explicação
É inegável que, sob a administração petista, Jales avançou em alguns setores, principalmente na Saúde e na Educação, onde a cidade incorporou conquistas importantes representadas por siglas como HC, AME, UPA, SAMU, UAB, FATEC, etc. No entanto, se os vinte pontos de diferença entre Serra e Dilma, noticiados por Noblat, forem verdadeiros, talvez fosse a hora do prefeito Parini fazer uma reflexão sobre sua administração, principalmente neste segundo mandato. Afinal de contas, é preciso buscar alguma explicação para o fato de a candidata petista estar, supostamente, tão mal em uma cidade governada pelo PT ou, o que é pior, numa cidade onde o PSDB praticamente não existe.
Deu no Estadão
Outro que deve estar visitando Jales neste sábado, também preocupado em conquistar votos no interior, é o candidato a governador pelo PT, Aloizio Mercadante. O petista pretende tomar votos do tucano Geraldo Alckmim propagandeando o seu plano de “interiorização do desenvolvimento”, que inclui a criação de subgovernadorias com representação política e orçamento próprio em cada região do estado. Além de regionalizar o orçamento estadual, Mercadante, segundo notícia do Estadão, também está prometendo criar um fundo de financiamento para o interior e baixar as taxas dos pedágios, entre outras coisas.
Sem transmissão
É certo que a audiência da Rádio Cultura, durante as transmissões das sessões da Câmara, não deve ser lá das maiores. Mesmo assim, o presidente da Câmara, Luís Especiato, resolveu poupar por algum tempo os poucos ouvidos que ainda se ocupam com o blá-blá-blá dos nossos vereadores. Sob o pretexto de evitar que a emissora possa ser submetida aos rigores da lei eleitoral por conta de algum discurso menos cuidadoso de um ou outro vereador, Especiato decidiu suspender as transmissões das sessões camarárias.
Pizzaria
Acredite se quiser! O vereador Jota Erre, relator da chamada “CEI do Asfalto”, foi ao rádio durante a semana prá nos garantir que a investigação iniciada pela Câmara não vai acabar em pizza.
Poder on line
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), segundo o blog Poder On Line, escrito por Jorge Félix e Tales Farias, quer promover uma verdadeira campanha de cerco e aniquilamento na guerra em São Paulo contra seu colega de partido, o ex-governador Orestes Quércia. Depois da visita a Bauru, com sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff – e depois de ter declarado apoio aos adversários de Quércia na disputa pelo Senado -, Michel Temer programou para hoje, 17, em Jales, um grande evento reunindo prefeitos, vereadores e lideranças de vários partidos do interior para declararem apoio à chapa Dilma – Temer para o Palácio do Planalto. Quércia, como se sabe, é candidato ao Senado em coligação com o PSDB e declarou apoio a José Serra. Nos cálculos dos aliados de Michel Temer, o PMDB de São Paulo – sob o comando de Orestes Quércia – elegerá no máximo um deputado federal e terá a bancada estadual bastante diminuída. Se a chapa Dilma Roussef-Michel Temer vencer as eleições, e Quércia não se eleger senador, o poderio do ex-governador de São Paulo sobre o partido entrará em seu ocaso definitivo.
Lista negra
Chama a atenção na relação do TCE é o fato do ex-prefeito do município de Vitória Brasil no período de 1997 a 2004, e atual vice-prefeito, Barcinho Ormaneze aparecer com as contas dos exercícios de 2001 e 2003 rejeitadas e com trânsito em julgado, e também o atual prefeito Eliseu Alves da Costa, eleito em 2004 e reeleito em 2008, que teve as contas do exercício de 2006 julgadas irregulares estando já com trânsito em julgadopublicado em 07/05/2010.

Comentários