Folha Geral

Cadê os companheiros

O petista Ricardo Berzoini, que está disputando a reeleição para o cargo de deputado federal, esteve em Jales na sexta-feira passada e deve ter ficado bem impressionado com a acolhida que o PT local lhe proporcionou. A começar pelo comitê de recepção destacado para esperá-lo no aeroporto, composto por apenas dois “companheiros”: o chefe de gabinete do prefeito, Léo Huber, e o neo-petista Luiz Fernando Rosalino, recém instalado na Secretaria de Planejamento.
Presidente nacional
E olhem que Berzoini não é um zé qualquer. Sob o governo Lula, ele foi ministro da Previdência Social no período 2003-2004 e depois ministro do Trabalho e Emprego, entre 2004-2005. Em 2007, Berzoini assumiu a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, da qual se afastou agora em 2010. Nos anos 90, quando ainda era um ilustre desconhecido e concorria pela primeira vez ao cargo de deputado, Berzoini, que era membro do Sindicato dos Bancários, esteve em Jales e, naquela ocasião, foi recepcionado por um número muito maior de petistas.
Repousando
Nesse domingo, 1° de agosto, fará dois anos que o Agravo de Instrumento 692428 impetrado por Antonio Sanches Cardoso e outros junto ao STF para tentar reverter a situação no “Caso Facip”, deu entrada no Gabinete do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo.
E o tempo passa
Faz doze anos que o processo “Caso Facip” está circulando nos tribunais. Antonio Sanches Cardoso e demais réus foram condenados em todas as instâncias. Em 19 de dezembro de 2.007, o ministro Barbosa indeferiu um pedido para concessão de medida liminar no Agravo de Instrumento 692428, interposto pelo prefeito Humberto Parini.
Até quando?
Essa demora para se ter uma decisão final numa “Ação de Responsabilidade Civil por ato de Improbidade”, que já está sentenciada em todas as instâncias é que deixa o cidadão descrente com a Justiça. E assim vai indo e as eleições municipais vão chegando e de repente, faltando poucos meses para o pleito, poderá sair a decisão.
Revitalização–Parte II
Depois de muito disse-me-disse, a Construtora Miranda Alves Ltda, de Pontalinda, responsável pelas obras de “revitalização” do centro, começou finalmente a repaginação do segundo quarteirão. O que se espera é que a troca do calçamento não demore dois ou três meses, como aconteceu com o primeiro quarteirão. Espera-se também que a Prefeitura fiscalize melhor a qualidade dos serviços, a fim de não permitir que a lambança cometida no quarteirão da Igreja Matriz se repita.
Serviço ruim
Aliás, a qualidade dos serviços executados até agora pela empresa foi um dos temas abordados pelo apresentador do Antena Ligada, João Luiz Garcia. Na quinta-feira, enquanto a equipe da empresa iniciava a segunda etapa da obra, ele voltou a criticar a maneira como está sendo conduzida a “revitalização” do centro. Além de verbalizar publicamente aquilo que muita gente comenta reservadamente – a péssima qualidade dos serviços – João Luiz argumentou que a simples troca do calçamento não poderia ser chamada de revitalização. Mais uma vez, com razão.
Expectativa
O resultado do Censo 2010, que está se iniciando nesta semana, vai ser aguardado com alguma ansiedade aqui em Jales. Pelas projeções do IBGE, estariam faltando cinco ou seis almas para que a nossa cidade alcance a marca de 50.000 habitantes. A expectativa é de que, com a nova contagem, a cidade já tenha ultrapassado essa marca. O lado bom: com 50.000 habitantes, Jales terá direito a uma fatia maior na divisão dos recursos estaduais e federais. Agora o lado ruim: se Jales chegar aos 50.000 moradores, nossa Câmara poderá ter até 15 vereadores.
Gilbertão, o retorno
Por falar em Câmara, o ex-vereador Gilberto Alexandre de Moraes, o Gilbertão, teria confidenciado a alguns mais chegados que pretende voltar com tudo em 2013. Na avaliação de Gilbertão, os vereadores que deveriam fazer oposição à administração Parini estão deixando a desejar, o que faz com que ele se sinta estimulado a voltar. Gilbertão não esconde de ninguém que a vontade de dar o troco em Parini também o estaria estimulando. Ele calcula que os vereadores da próxima legislatura terão a missão de investigar a atual administração e não quer ficar fora disso por nada.
Ficha suja
Tem muita gente por aqui torcendo para que a Lei da Ficha Limpa consiga barrar a candidatura do deputado federal Paulo Maluf. Nada contra Maluf, mas, na eleição passada ele foi o deputado mais votado do Brasil e, por conta disso, garantiu também a eleição do seu colega de PP, Vadão Gomes. Sem Maluf prá puxar votos, a reeleição de Vadão ficaria muito complicada. Mas alguém aí acredita que a Lei da Ficha Limpa vai valer pro Maluf? Aposto uma tonelada de frangos superfaturados que não.
Esqueceram de mim
Em matéria sobre as profissões dos candidatos, o Diário da Região listou 22 postulantes ao cargo de deputado estadual pela região noroeste. O PSDB, de Carlão Pignatari (Votuporanga), e o PSB, de Paulo Mariani (Jales), são os partidos com mais candidatos: três cada um. O PT lançou dois: Beth Sahão, de Catanduva, e João Paulo Rillo, de Rio Preto, enquanto o PMDB registrou apenas um candidato, o santafessulense Itamar Borges. Em tempo: o jornal listou também 22 candidatos a deputado federal pela nossa região, entre os quais, o novato Laurindo Bernardes (PP). O jalesense Juliano Matos (PSOL), também novato, não foi lembrado.
Apoio petista
Falando em Paulo Mariani, parece que a candidatura do médico jalesense é mesmo prá valer. Além de buscar e obter o apoio de figuras de peso do jet-set local, a campanha de Mariani saiu na frente no quesito marketing e propaganda, fazendo com que vários carros circulem pela cidade devidamente adesivados com a estampa e o número do candidato. O prestígio de Mariani, que é candidato pelo PSB, anda tão em alta que até alguns filiados do PT já ostentam o adesivo do candidato em seus veículos.
Em destruição
A cada evento na praça Dr. Euplhy Jalles, um pedacinho daquela que foi um dia o cartão postal da cidade, atraindo visitandes de toda a região para ver a belíssima fonte jorrar água, vai se degradando, transformando-se em sinônimo de ruína. Bem que a administração municipal poderia aproveitar o embalo da “revitalização” da avenida Francisco Jalles, e investir na na praça Dr. Euplhy Jalles transformando–a numa verdadeira e moderna praça de eventos. Tudo é uma questão de vontade política. Ou vão deixá-la às traças.

Comentários