Folha Geral

Revitalização

E a chamada revitalização do centro continua dando o que falar. Nesta semana, alguns vereadores se manifestaram sobre o assunto em entrevistas radiofônicas. Foi o caso do vereador Rivelino Rodrigues (PPS) que está questionando o fato de a empresa responsável – a Construtora Miranda Alves Ltda – não trabalhar aos sábados, domingos e feriados. Na opinião do vereador, a obra incomodaria menos e seria concluída com mais rapidez se fosse tocada também nos finais de semana e ou no horário noturno.
Sem planejamento
Salatiel de Oliveira, do DEM, é outro que quer ver a empresa trabalhando nos finais de semana, conforme ele deixou claro em entrevista concedida ao Antena Ligada. Falando assim, fica fácil. O problema é que os custos com a mão-de-obra ficariam muito mais pesados para a empresa contratada, uma vez que o salário de quem trabalha em dias não úteis ou em horário noturno praticamente dobra de valor. E é muito provável que a Prefeitura, ao elaborar a planilha de custos que serviu de base à licitação, não tenha levado em conta a possibilidade dos serviços serem realizados à noite ou nos finais de semana.
Perdendo a paciência
Até o comedido apresentador do Antena Ligada, João Luiz Garcia, que, ao contrário do seu pai, Wanderley Garcia, costuma ser mais compreensivo com a administração petista, resolveu tecer algumas críticas – por sinal, justas – à forma como está sendo conduzida a tal de revitalização do centro. Por outro lado, algumas fontes garantem que até o prefeito Parini já aparenta estar de saco cheio com todo esse falatório e estaria estudando a hipótese de rescindir o contrato com a empresa responsável pela obra.
Longe da expectativa
O desejo do PMDB em colocar mais de 4 mil pessoas dentro do Jales Clube para recepcionar a candidata Dilma Rousseff e o seu vice Michel Temer – aliás, promotor do evento, e todo séquito petista, passou bem longe. Para os olheiros independentes, muita gente desconhecida e quase nada de peemedebistas de Jales e região, que mantém o espírito “mandabrasa” aceso.
Se não fosse...
O encontro de sábado passado , 17 de julho, era para ser regional, mas as bandeiras de diretórios municipais e regionais de cidades e regiões distantes da de Jales, como Sorocaba e etc, não deixaram o evento ser um verdadeiro mico.
Na mídia
O ex-colaborador do prefeito Parini e atual inimigo público número um da administração petista, Murilo Pohl, anda sumido, pero no mucho. Praticamente banido pelo petismo local, que o colocou prá escanteio, ele continua exercendo suas atividades partidárias junto a algumas instâncias, digamos assim, superiores do PT. Quem acessar o site www.mobilizacaobr.com.br, onde são divulgadas as novidades da campanha da companheira Marta Suplicy, vai ver que coube a Murilo Pohl postar as notícias sobre o encontro promovido pelo PMDB em Jales, na semana passada.
Investigação
E por falar em Murilo Pohl, corre a boca pequena que o “Caso Petrobrás”, aquele que inspirou uma CPI na Câmara Municipal, já teria chegado à Policia Federal. Consta que a PF, a pedido do Ministério Público Federal, estaria promovendo uma investigação um pouco mais aprofundada sobre o assunto. E tudo leva a crer que, no âmbito da Polícia Federal, a investigação não vai focar apenas a Rede da Cidadania, como aconteceu na Câmara de Vereadores.
Pedido
Segundo o site do Tribunal de Justiça de São Paulo, está em andamento na Vara Única do Fórum de Urânia, um pedido de indenização no valor de R$ 204 mil proposto pelo cidadão Lauro Gonçalves Leite Figueiredo contra o prefeito municipal Elias Roz Canos, de Aspásia, por danos morais.
Veto
Um interessante projeto do vereador Claudir Aranda(PDT) pretende estabelecer que as agências bancárias da cidade instalem biombos nos caixas, a fim de garantir a privacidade visual dos clientes por ocasião do atendimento e oferecer maior segurança contra a ação de estelionatários, sequestradores e quejandos. Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, há alguns dias, um projeto parecido com o de Claudir, mas o prefeito Valdomiro Lopes achou por bem vetá-lo. Na opinião do prefeito, ou de sua assessoria jurídica, o projeto seria inconstitucional.
Destaque
Nós já falamos sobre os números do emprego neste espaço, mas vale a pena voltar ao assunto. O site Região Noroeste publicou matéria sobre a evolução do emprego formal na região, onde nossa vizinha Fernandópolis obteve destaque ocupando a 53ª posição entre as 350 cidades paulistas com melhores oportunidades de emprego, à frente de Votuporanga e São José do Rio Preto, por exemplo. Somente em maio foram abertas 242 novas vagas de emprego em Fernandópolis.
Na lanterna
A matéria também fala sobre Jales, mas os números não são muito animadores. Segundo o texto publicado pelo Região Noroeste, Jales começou o ano de 2010 em 125º lugar no estado, mas caiu vertiginosamente nos meses seguintes e quase saiu do ranking em abril, quando obteve saldo negativo de 15 empregos e ficou na lanterna do estado, amargando a 327ª posição. Apesar dos números negativos, o prefeito Parini parece ter pelo menos um motivo para acreditar em uma melhora no segundo semestre: segundo as últimas informações, o Frigorífico Itarumã, que se encontra fechado há bastante tempo, está sendo arrendado a um grupo do Paraná, fato que, seguramente, vai garantir alguns novos empregos em nossa cidade.
Sem resposta
Transcorridos quase sessenta dias da discussão e aprovação pela Câmara, dois requerimentos encaminhados ao prefeito Parini continuam sem resposta, ou, se foram respondidos, não foi dado conhecimento à imprensa. O primeiro, do vereador Rivelino Rodrigues, quer saber a situação do imóvel onde está sendo construído o novo prédio da Secretaria Municipal de Finanças. O terreno pertencia à FEPASA e, diante dos últimos acontecimentos, seria importante que o assunto fosse esclarecido. O segundo requerimento, de autoria do tucano Jota Erre, relaciona dez perguntinhas sobre a terceirização da coleta do lixo urbano. Algumas delas, muito interessantes.
Furada
Um assessor de um prefeito da região disse que a lista de agentes públicos que tiveram contas julgadas irregulares divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE-SP, em seu site oficial em virtude das eleições deste ano, pode estar com falhas de informações com muitas das prestações de contas sido consideradas regulares. Que o diga o ex-superintendente do IPREM de São Francisco.

Comentários